Campanha contra o sarampo em Canela convoca público entre 5 e 19 anos

05/02/2020

Foto: Eduardo Idalino

A Secretaria de Saúde de Canela convoca a população entre 5 a 19 anos a se vacinar contra o sarampo. A aplicação das doses começa nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março, nas UBS’s: dos bairros Canelinha, Santa Marta, Leodoro de Azevedo, São Luiz, além do Centro Materno Infantil (CMI). A campanha não acontecerá na UBS Central, próxima ao Hospital de Caridade.

Em todas as UBS’s e no CMI, o horário de vacinação é das 7h15 às 11h30 e das 13h às 16h30. Será aplicada a vacina da tríplice viral (sarampo/rubéola/caxumba). Haverá revisão da carteira de vacina e, se necessário, a pessoa receberá reforço contra o sarampo ou passará por adequação do calendário vacinal. Também, as equipes verificarão sobre a necessidade de aplicação das vacinas contra o HPV e contra a febre amarela, com objetivo de atualizar as carteiras de vacina.

O dia 15 de fevereiro é considerado o Dia D da campanha. Todas as UBS’s e o CMI estarão abertos das 7h às 13h (exceto a UBS Central). Na zona rural, não acontecerá a vacinação pelo fato de o registro da vacina ser obrigatório no Sistema de Registro de Vacinas do Ministério da Saúde, que é informatizado e ocorre concomitantemente à aplicação.

A Campanha Nacional contra o Sarampo acontece devido ao alto número de casos registrados em várias regiões do Brasil. Como Canela recebe muitos visitantes, não poderia ficar de fora. Embora a campanha foque em um público-alvo, qualquer pessoa fora da faixa etária pretendida pode se vacinar.

O SARAMPO

O sarampo é uma doença viral aguda, similar a uma infecção do trato respiratório superior. É grave, principalmente em crianças menores de 5 anos desnutridas e imunodeprimidas. A transmissão do vírus ocorre via gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou quando se respira perto de pessoas sem imunidade contra o sarampo.

Last modified: 05/02/2020