Bênção pelos 72 anos do hospital demonstra carinho da comunidade

04/02/2020

Texto e fotos: Márcio Cavalli

Várias pessoas, entre comunidade, funcionários, religiosos e membros do poder público, participaram de uma bênção ecumênica pelos 72 anos do Hospital de Caridade de Canela, realizada na tarde de terça-feira (4). O ato, idealizado pelo diretor administrativo Rogério Novaes, foi realizado em frente a entrada principal, com direito a decoração, bolo alusivo e mais quitutes.

“Eu fui testemunha do esforço de tanta gente da comunidade para manter o hospital”, disse o prefeito Constantino Orsolin, que lembrou pessoas que doaram parte de sua vida à casa de saúde, como o saudoso ex-diretor Egon Jung. Já o secretário municipal de Saúde Vilmar Santos falou do esforço do poder público. “É o nosso compromisso tirar o hospital dessa situação, e um dia poder repassá-lo de volta à sociedade civil. E com a perspectiva do novo hospital, ter orgulho de dizer que Canela conta com duas casas de saúde”, falou Vilmar.

Na ocasião, houve uma referência à técnica de enfermagem Aura Machado Scain, funcionária mais antiga do hospital, com quase 25 anos ininterruptos de casa. Ela, que já havia trabalhado lá de 1970 a 1977, tem a mesma idade do hospital. Em seguida, o padre Victor Farias e o pastor Ernani Kufeld, da Comunidade Luterana Cristo Redentor, proferiram cada um a sua bênção.

A solenidade foi prestigiada por vários voluntários, como a presidente da Abasc, Ana Nunes, e o ex-presidente do HCC, Luiz Josemar Pereira da Silva.

Kufeld e o jovem Daniel Fogaça entoaram uma canção. O pastor ainda presenteou dona Aura com um livro sobre Jesus Cristo.

Last modified: 04/02/2020