Corsan detalha plano para melhorar distribuição de água em Canela

29/01/2020

Texto: Márcio Cavalli

O prefeito Constantino Orsolin recebeu membros da Corsan e jornalistas para uma coletiva na tarde desta quarta-feira (29). O objetivo foi que a empresa pública detalhasse o chamado plano de ação do Sistema Integrado das Hortênsias. A reunião contou com membros do primeiro escalão como o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana Jackson Müller e o de Obras Luiz Cláudio da Silva, pois as pastas têm especial interesse no planejamento dos trabalhos relativos à distribuição de água e esgotamento sanitário.

Diretor-presidente da Corsan reconheceu necessidade de investimentos urgentes para melhorar a distribuição de água. Foto: Eduardo Idalino

O diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, falou sobre o plano em linhas gerais e relembrou ações executadas no município onde, a exemplo da vizinha Gramado (para onde a água vai após ser tratada aqui), houve crescimento maior em relação ao esperado pela própria companhia nos últimos anos. “Os investimentos têm que ser compatíveis com o aumento”, afirmou.

Em seguida, o diretor de operações André Finamor detalhou o projeto. A primeira das três etapas, a ser finalizada até dezembro deste ano, prevê – entre outras ações – a abertura de dois poços para captação de água do aquífero Guarani no município vizinho (Vale do Quilombo e Várzea Grande). Já as etapas 2 e 3 contemplam, respectivamente, um reservatório de 2.000 m³ no ExpoGramado e no Aspen. “Fazendo essas obras pontuais em Gramado, sobra mais água para Canela”, sintetizou Finamor.

A Corsan pretende finalizar o plano para aumentar a distribuição de água em 77% até 2024. Quanto ao esgotamento sanitário, a Corsan revela índice de apenas 16% de execução em Canela. Com a nova ETE Santa Terezinha e mais quatro ETEs compactadas, a meta é chegar a 56% até 2022, por meio de parceria público-privada.

Pra a distribuição de água, deverão ser investidos R$ 90 milhões. Outros R$ 150 milhões irão para o esgotamento sanitário, totalizando R$ 240 milhões.

EXECUTIVO SE MANIFESTA

Para o secretário de Meio Ambiente Jackson Müller, as belezas naturais de Canela motivam todos os investimentos por parte da Corsan e é necessário atentar para o problema do esgoto. “Com a vinda das quatro ETES, nós vamos avançar nesse cenário”, comentou.

Müller elogiou a disponibilidade da Corsan ao diálogo e a franqueza de assumir um problema que ela deve resolver. “Nós, como Município, temos que exigir da Corsan como prestadora. A cidade cresceu, está crescendo, e nós temos que cobrar por melhorias, confiando na solução estatal. Afinal, ela é quem tem que cumprir com os serviços”, finalizou o prefeito Constantino Orsolin.

VISITA TÉCNICA

Ainda nesta quarta-feira, mas pela manhã, o prefeito Constantino Orsolin e o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana Jackson Müller realizaram uma visita técnica à Corsan, no Distrito Industrial. Na ocasião, o diretor de expansão Julio Eloi Hofer falou sobre o novo reservatório que deverá ser finalizado em fevereiro.

Prefeito e secretário em visita técnica esta manhã à Corsan, no Distrito Industrial.
Foto: Rafael Zimmermann

Segundo ele, a estrutura permitirá maior volume para garantir o abastecimento de Canela em momentos de pico como aqueles quando a cidade recebe muito fluxo turístico. A reservação, que até então é de 1,5 milhão de litros, terá aumento de 3 milhões. Serão 4,5 milhões de litros. Esse investimento também deve melhorar a instabilidade no abastecimento de pontos mais altos como os bairros Alpes Verdes e Vila do Cedro.

Last modified: 29/01/2020