Prefeitura Municipal de Canela

Secretaria de Saúde organiza ações para conter borrachudos

27/11/2019

Nestes meses de temperaturas mais elevadas, a Secretaria de Saúde de Canela está organizando ações pelo município, a fim de privar as localidades da infestação dos borrachudos (simulídeos). Esta semana já ocorreram aplicações do BTI (Bacilus turigiensis var isralensis) para matar as lavras responsáveis pelo surgimento dos insetos adultos

A aplicação do BTI é feita quinzenalmente pela Vigilância Ambiental, que é vinculada à SMS. O órgão calcula as doses em cada um dos 13 pontos de aplicação mapeados, de acordo com a vazão apresentada na bacia hidrográfica, variável conforme o regime de chuvas.

Os borrachudos necessitam de água limpa e corrente (rios e arroios) para desenvolver sua fase larval, e é nessa etapa que o controle dos mosquitos é mais fácil. Por isso, a primeira providência para diminuir o incômodo causado por eles é a preservação das matas ciliares, pois elas atuam como barreira mecânica, impedindo a dispersão dos insetos para longe dos cursos d’água.

Quando a barreira mecânica se encontra desmatada, deve-se limpar as margens para a vegetação (principalmente gramíneas) não encostar na lâmina d’água, para que as larvas de borrachudos não consigam se fixar.

Foto: (IStock/Getty Images)

Last modified: 27/11/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support