Secretaria custeou quase R$ 180 mil em exames em dois meses

19/11/2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Canela investiu R$ 177.313,40 em sete tipos de exames para usuários do SUS nos últimos dois meses. Em outubro, com as pessoas que realizaram ecografia, tomografia e ressonância, o valor chegou a R$ 58.288,00. Já para mamografia, densitometria, endoscopia e colonoscopia, o valor alcançou R$ 32.105,70. Em setembro, as cifras foram de R$ 60.536,00 e R$ 26.383,70, respectivamente.

Para exames de ecografia (vários tipos), mamografia, tomografia (vários tipos), densitometria, ressonância (vários tipos), endoscopia e colonoscopia foram oferecidas, ao todo, 1.051 vagas em setembro e outubro. Nesses dois meses, 201 pessoas não compareceram aos procedimentos, e essas ausências também estão nos “faltômetros”, banners colocados pela Secretaria nas unidades básicas de saúde, a fim de informar e conscientizar os usuários do SUS o que as faltas acarretam à rede pública.

“Os exames agendados e que não foram realizados, a Secretaria de Saúde não precisa pagar. Porém, isso acaba tirado lugar de quem precisava do procedimento”, explica o secretário Vilmar Santos.

Last modified: 19/11/2019