Prefeitura Municipal de Canela

Prefeitura e Corsan anunciam instalação de quatro novas Estações de Tratamento de Esgoto

11/10/2019

Durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (11), no Paço Municipal, contando com a participação de lideranças do Poder Executivo de Canela e da Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento, foi anunciado um importante investimento para o município: a implantação de quatro novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s). Estiveram presentes no encontro o prefeito Constantino Orsolin, o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Jackson Müller, o secretário Adjunto da pasta, David Keller, o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva, além do diretor de Expansão da Corsan, Eduardo Carvalho e outros representantes da companhia.

O investimento será possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Corsan, com o objetivo de atender as necessidades e demandas do município no que se refere ao tratamento de esgoto. Os equipamentos estavam sendo utilizados na cidade de Alvorada e deverão ser reinstalados em Canela nos próximos meses. “É uma ação que vai impactar diretamente na qualidade de vida da população canelense, já que atualmente apenas cerca de 13% do esgoto da cidade é tratado de forma correta. Mas com estas quatro novas ETE’s, projetamos atingir a marca de 50% de tratamento de todo esgoto gerado em Canela”, analisa o secretário Jackson Müller.

REGIONALIZAR O TRATAMENTO

Na próxima semana uma comitiva com representantes da Prefeitura de Canela e da Corsan percorrerá a cidade para executar um diagnóstico e definir os locais e as regiões do município que devem receber as ETE’s. O secretário Jackson Müller adianta que a intenção é ‘regionalizar e automatizar’ o serviço de tratamento de esgoto. “Além de gerar economia para os cofres públicos, vamos priorizar as regiões da cidade que possuem demandas reprimidas e aquelas que estão recebendo novos empreendimentos”, destaca Jackson.

O secretário ressalta que as quatro novas ETE’s possuem capacidade para atender uma população de 20 mil habitantes. “Canela está vivendo um momento de pujança econômica e estas Estações de Tratamento serão alternativas para os empreendedores que estão investindo no município. É o exemplo de que o Poder Público e a iniciativa privada devem andar de mãos dadas em prol do desenvolvimento”, disse o prefeito Constantino Orsolin.

Fotos: Rafael Zimmermann

Last modified: 11/10/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support