Alunos da Dante comercializam produtos cultivados na horta da escola

08/10/2019

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer está desenvolvendo um projeto para implantação de hortas nas escolas de Canela, com o objetivo de incentivar os alunos a terem contato direto com a terra e a natureza. A Escola Municipal Dante Bertoluci está engajada no projeto, no qual os estudantes do 1º ano do Turno Integral participam de atividades durante o contraturno escolar. Os alunos são responsáveis por executar tarefas que compreendem todo o processo de produção de hortaliças, desde o plantio até a colheita.

Com o crescimento da produção, surgiu a ideia de criar a ‘Feira de Produtos da Dante’ para oferecer verduras e legumes fresquinhos à comunidade escolar. “Já estamos na 3ª edição da nossa feira e os estudantes adoram participar. Além de promover o resgate da vivência com a terra, este projeto também incentiva os alunos a valorizarem os alimentos, despertando esta consciência nas famílias”, analisa André Toledo, diretor da escola.

PRODUÇÃO DE SUCULENTAS – Outra atração da ‘Feira de Produtos da Dante’ são os vasos com plantas suculentas produzidos e comercializados pelos alunos do 6º ano, com o apoio da professora Merci Kurschmer. Recentemente, o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo e o secretário Adjunto de Meio Ambiente, David Keller, estiveram na escola e acompanharam o trabalho dos estudantes na feira durante a entrega de boletins. “Estão todos de parabéns por desenvolverem esta consciência de sustentabilidade”, disse David. “É um projeto que também trabalha a educação financeira nestes jovens, algo fundamental nos dias atuais”, avalia Luciano.

Foto: Rafael Zimmermann

Last modified: 08/10/2019