Prefeitura Municipal de Canela

Chuva provoca alterações na programação farroupiha

18/09/2019


A instabilidade climática é algo presente no mês de setembro, e principalmente durante a Semana Farroupilha. Por isso, a Prefeitura de Canela não descarta alterações na programação do evento, incluindo as de apoiadores como a Estação Campos de Canella.

Durante esta semana, houve alterações na programação teatral no auditório da UCS, devido a cancelamento de algumas escolas. A apresentação da peça “Fábulas do Sul”, terça-feira (17) à tarde, não ocorreu, mas haverá duas sessões de teatro nesta quarta-feira (18) pela manhã, com escolas já agendadas.

Por isso, foi remanejado o horário da palestra “Antes mesmo de Paixão Côrtes”, na escola Danton, na quarta-feira. Já os shows d’Os Serranos e d’Os Tiranos estão mantidos no mesmo dia, horário e local. “Pode haver alteração no dia 20, mas vamos aguardar o mais próximo do dia possível para anunciar uma eventual mudança. Setembro sempre é isso, mas se faz o possível para reajustar a programação para evitar cancelamentos”, diz o coordenador do evento, Márcio Cavalli.

O mau tempo de terça-feira também ocasionou no cancelamento da Tarde de Integração das Invernadas, que aconteceria no Espaço Canela Rural. Lá, pela manhã, alguns jovens participaram da primeira etapa do torneio de vaca-parada, da Olimpec, apesar da chuva e da cerração.

ABERTURA E PRIMEIROS DIAS

A Semana Farroupilha de Canela teve sua abertura na sexta-feira (13), no Espaço Canela Rural. As atrações começaram às 19 horas, com danças apresentadas pelo DTG Amigos Estancieiros e pelo Grupo Tapejaras, que construiu um espaço temático no local, reproduzindo uma sala de uma casa de estância.

Antes da abertura, os cavalarianos organizados pelo CTG Querência chegaram com a Chama Crioula. O patrão da entidade, Gilnei Nascimento, apeou do cavalo e, com o guardião do símbolo durante a Ronda Crioula, Moacir Cardoso, a transferiu à pira.

Com a presença do prefeito Constantino Orsolin, do secretário de Turismo e Cultura Ângelo Sanches e do coordenador do evento, Márcio Cavalli, a solenidade teve início às 20 horas. Eles recepcionaram representantes dos apoiadores, que também subiram ao palco.

Depois, o cantor Luiz Marenco iniciou seu show. Ele entoou clássicos como Chão Batido, Batendo Água e o Hino Rio-Grandense, músicas que levaram o público que lotou o Espaço Canela Rural ao delírio.

TROVADORES E SHOWS

No sábado (14), o Concurso de Trova Campeira premiou o canelense Luiz Fernando Barbosa com o primeiro lugar. Ele recebeu R$ 800,00 pelo título. Os outros concorrentes, Turco Chaves (São Gabriel) e Leôncio Amaral (Osório), chegaram atrasados e disputaram o segundo e terceiro lugar.
Porém os amigos, após fazerem uma trova sobre toda a confusão de viagem a Canela, dividiram o prêmio e foram ovacionados pelo público.
No domingo (15), destaque para o show com o Grupo Pontezuela e a dupla Kerolin Acordeonista e seu pai Timóteo, que fizeram o show em tributo a José Mendes, falecido há 45 anos e que marca até hoje o cancioneiro regionalista.

Na segunda-feira (16), ocorreram a Tarde das Invernadas, com DTG’s de escolas infantis, e a Noite das Invernadas, com os DTG’s de Ensino Fundamental e as invernadas pré-mirim, mirim e juvenil do CTG Querência.

PROGRAMAÇÃO

18/09 – Quarta-feira

8h – Vaca-parada da Olimpec, no Espaço Canela Rural.

8h30 – Antes mesmo de Paixão Côrtes. Palestra com Márcio Cavalli, na Escola Danton Corrêa da Silva.

8h30 – Oficina Encilhando o Pingo, com Márcia Cardoso, na Escola Neusa Mari Pacheco-CIEP.

8h – Vida e Obra de Paixão Côrtes. Palestra com Fabiano dos Santos, na Coopec.

9h30 – Teatro a Mil. “Fábulas do Sul”. Grupo Ueba Produtos Notáveis. Na UCS Hortênsias.

13h30 – Vaca-parada da Olimpec, no Espaço Canela Rural

15h – Oficina de obraduras de papel e charla sobre o folclore da mulher gaúcha. Com a 1ª prenda mirim do CTG Querência, Laura Foss Rodrigues Jardim, e a 1ª prenda juvenil do CTG Querência, Ana Carolina Camillo de Oliveira, na Escola Santa Terezinha.

15h30 – Teatro a Mil. “Fábulas do Sul”. Grupo Ueba Produtos Notáveis. Na UCS Hortênsias.

15h30 – Contos e lendas e charla sobre a importância da família no tradicionalismo. Com a ex-prenda mirim da 27ª RT, Maria Eduarda Nunes Lodéa, e a 2ª prenda juvenil do CTG Querência, Ana Caroline Hofmann Lucena, na Escola Neusa Mari Pacheco-CIEP.

19h – Apresentação das Invernadas do CTG Querência, no Espaço Canela Rural.

20h – Show-baile com Os Serranos, no Espaço Rural.Traga um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida, que será repassado a famílias carentes pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação.

19/09 – Quinta-feira

8h30 – 1º Canela Estudantchê e 1ª Mostra Cultural Estudantil. Organização: CTG Querência de Canela, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

9h30 – Oficina Encilhando o Pingo, com Márcia Cardoso, na Escola Infantil Serafina Seibt.

13h30 – Vaca-parada da Olimpec, no Parque de Rodeios do Saiqui

20hNoite Gaúcha. Roda de chimarrão no Hotel Sesc, na estrada Canela-Gramado. Aspectos da cultura gaúcha, com Márcio Cavalli, e participação do CTG Querência de Canela.

20/09 – Sexta-feira – DIA DO GAÚCHO

10h – Missa Crioula na Igreja Matriz.

11h – Estação Campeira. Gastronomia, dança e música gaúcha, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

14h – Invernadas do CTG Querência de Canela, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

15h – Show com Pepeu Gonçalves e Banda, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

16h – Chegada do Desfile Farroupilha ao Centro.

16h30 – Apresentação de danças com o grupo Os Tapejaras, no largo Benito Urbani, na Estação Campos de Canella.

19h – Show-baile com Os Tiranos e solenidade de encerramento da Semana Farroupilha de Canela, no Espaço Rural.Traga um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida para doação.

23h – Baile com Volnei Gomes e Grupo Cantando o Rio Grande, no Parque de Rodeios do Saiqui. Ingressos a R$ 20,00 e mesas gratuitas. Informações e inscrições pelo telefone (54) 3282.2666 ou pelo Facebook do CTG Querência.

Fotos: Rafael Cavalli/SerraPress

Last modified: 18/09/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support