Prefeitura Municipal de Canela

Saúde lança ação para vacinar trabalhadores do turismo contra o sarampo

05/09/2019

A Secretaria de Saúde de Canela lança este mês uma ação para vacinar trabalhadores do setor turístico contra o sarampo. Ela acontecerá em dois sábados: nos dias 14 e 28 de setembro, nas unidades básicas de saúde dos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo, além do Centro Materno. A UBS Santa Marta não entrará no cronograma devido a obras realizadas no local.

Mesmo com a ação concentrada aos sábados, é possível se vacinar durante a semana no Centro Materno Infantil e nas UBS Santa Marta e São Luiz (às terças-feiras); e nas UBS Canelinha e Leodoro de Azevedo às quintas-feiras. Independentemente do dia, todas as pessoas serão avaliadas por uma equipe de enfermagem antes de realizar a vacinação.

“O Brasil tem registrado surto em 11 estados. Como o pessoal do trade tem contato com visitantes, queremos nos prevenir”, diz o secretário Vilmar Santos. Por isso, a chamada “Ação da Tríplice Viral – Sarampo + Rubéola + Caxumba” é voltada somente à população atuante em serviços de turismo, como hotéis, restaurantes, de transporte, entre outros, incluindo colaboradores de todos os setores, como recepção e serviços-gerais. O foco são as pessoas entre 15 e 49 anos de idade.

“Estamos organizando esta ação a fim de impedir que o sarampo se desenvolva na nossa região, e vamos alcançar esse objetivo com a vacinação. É para evitar complicações futuras”, alerta a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canela, Magali Dell Valle Cavinato. Segundo ela, a região é um atrativo para os visitantes, muitos dos quais vêm dos estados onde há surto de sarampo.

Os trabalhadores do turismo mantêm contato em hotéis e restaurantes, a vacinação é fundamental. Como o sarampo pode ser transmitido num simples espirro ou contato com gotículas de saliva em uma simples conversa entre recepcionista e cliente ou um aperto de mão, a vacinação torna-se fundamental.

Parques, hotéis e pousadas; restaurantes; agências de turismo; empresas de transporte urbano; vinícolas e cachaçarias devem encaminhar seus funcionários para vacinação nos dias 14 e 28 de setembro. Não é preciso ter receio em fazer a vacina.

SERVIÇO

O quê: Ação da Tríplice Viral – Sarampo + Rubéola + Caxumba

Quando: 14 e 28 de setembro de 2019

Horário: 8h ao meio-dia e das 13h às 16h

Público-alvo: somente trabalhadores do setor turístico, de 15 a 49 anos de idade

Onde: nas UBS Leodoro de Azevedo, Canelinha e Centro Materno

Durante a semana:

Centro Materno Infantil; UBS Santa Marta e São Luiz – às terças-feiras

UBS Canelinha e Leodoro de Azevedo – às quintas-feiras

Imagem: Reprodução de drauziovarella.uol.com.br

Last modified: 05/09/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support