II Fórum sobre Cultura Gaúcha chama comunidade a ajudar Projeto Esperança e Paz

04/09/2019

A Prefeitura de Canela, organizadora da Semana Farroupilha no município, propõe várias ações sociais para a edição de 2019. Uma delas será o II Fórum sobre Cultura Gaúcha. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e tem por objetivo levar a cultura gaúcha ao debate no meio acadêmico.

Quem palestrará na edição deste ano é a escritora Márcia Borges. Ela falará sobre o tema “A Evolução Histórica da Mulher Gaúcha” no auditório da UCS Hortênsias, no dia 17 de setembro, às 19h45. Na ocasião, será vendido o livro homônimo escrito por ela com Paulo Roberto de Fraga Cirne. Cada exemplar custará R$ 30,00, e parte a renda será revertida ao Projeto Esperança e Paz, de Canela.

A proposta do II Fórum vem ao encontro do tema anual proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) este ano: Mulher Gaúcha – 70 anos da inclusão no tradicionalismo gaúcho organizado.

MÁRCIA BORGES

Márcia foi a primeira mulher a assumir como patroa do “35 CTG”, o primeiro de todos os CTG’s. Foto: Reprodução: CMC POA

Márcia Borges é pedagoga e historiadora e integra a Brigada Militar. Foi a primeira mulher a assumir a patronagem do “35 CTG” (2012-2015), em Porto Alegre, entidade pela qual exerceu várias funções. Em 2016, ocupou o cargo de vice-coordenadora da 1ª Região Tradicionalista.

Last modified: 04/09/2019