Comunidade convocada para o plantio de hortênsias na RS-235, neste sábado

15/08/2019

Flor-símbolo da região, a hortênsia voltará a ser protagonista no principal acesso ao município de Canela. Isso devido a uma ação conjunta que está marcada para a manhã deste sábado (17), a partir das 8h30, nos canteiros da ERS-235. O plantio de mais de mil mudas de hortênsias, além de uma caneleira e azaleias, compreenderá o trecho que vai desde o Monumento da Integração, passando pelo pórtico de entrada de Canela, seguindo em direção às proximidades do Oásis Santa Ângela.

A mobilização comunitária foi idealizada por representantes da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, Prefeitura de Canela, Convention & Visitours Bureau – Região das Hortênsias e Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha, tendo como objetivo criar o ‘Caminho das Hortênsias’ ao longo da rodovia. “A revitalização deste trecho é uma necessidade e a ação vem ao encontro com a proposta da administração do prefeito Constantino Orsolin, que é oferecer uma cidade cada vez mais bela e aconchegante, tanto para os turistas como os moradores. E encontramos grandes parceiros para colocar em prática este projeto”, relata o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva.

FERRAMENTAS, LUVAS E SACOS DE LIXO

Durante a ação haverá distribuição de água aos voluntários, por meio da Hortênsias – Água Mineral Natural, além de lanche para os estudantes e escoteiros envolvidos. Segundo Alfredo Schaffer, diretor de Novos Negócios e Oportunidades da ACIC, durante o evento também será recolhido todo lixo que estiver espalhado pelo trecho. “Por isso pedimos que os colaboradores levem sacos de lixo, luvas e ferramentas para o plantio. Vamos transformar este local em um novo cartão-postal da cidade de Canela e toda comunidade está convocada para participar deste ato”, ressalta Alfredo.

O presidente do Convention & Visitours Bureau – Região das Hortênsias, Eduardo Zorzanello, avalia a ação como ‘um resgate da identidade da região’. “A hortênsia é a nossa flor símbolo e precisa ser preservada. E nada melhor do que emoldurar a rodovia que liga Canela e Gramado com suas cores. Acredito que essa ação deve ser estendida em toda a extensão da rodovia, sempre preservando a visibilidade dos motoristas e trafegabilidade dos veículos”, avalia Zorzanello.

REALIZAÇÃO

ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, Prefeitura Municipal de Canela, Convention & Visitours Bureau – Região das Hortênsias, Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha, tendo apoio do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Gramado, Grupo de Escoteiros Abaetê, OAB/Subseção Canela-Gramado e Escolas Municipais Cônego João Marchesi, Santa Terezinha e Dante Bertolucci.

PATROCINADORES

Floricultura Raio de Sol, Laghetto Hotéis, Hortênsias – Água Mineral Natural, Brocker Turismo/Bus Tour, Hortense, Clube FM 88.5, Zago Consultoria Ambiental, Campos de Canella e Grife SG.

Foto: Rafael Zimmermann

Last modified: 16/08/2019