Prefeitura Municipal de Canela

Semana da Acessibilidade e Inclusão conta com programação diversificada

14/08/2019

Evento será realizado de 21 a 28 de agosto

A Prefeitura de Canela em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência (ACPDF), realiza de 21 a 28 de agosto, a 1ª Semana da Acessibilidade e Inclusão. A abertura oficial será realizada na quarta-feira (21), às 20h, no Auditório UCS Campus Hortênsias.

A idealizadora do evento, Marina Susin Siota, em parceria com o Associação das Pessoas com Deficiência de Canela (ACPDF) preparou uma programação diversificada para a semana. “É uma semana para tocar e sensibilizar as pessoas e a comunidade em geral para que juntos possamos transformar o evento numa herança para a cidade, num palco de grandes transformações”.

A semana tem como objetivos promover a qualificação dos profissionais que atuam no segmento, além de levar à população informação para que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência no contexto individual, social e ambiental. A intenção é promover a difusão e popularização de tecnologias assistivas bem como as atividades recreativas e esportivas para as pessoas com deficiência.

Marina enfatiza ainda que a intenção “não é a cobrar algo das pessoas, das empresas ou do setor público, e sim influenciá-las para que façam isso de maneira natural”. É um convite para que as pessoas se coloquem no lugar do outro, e pratiquem a empatia. “Eu não tenho uma deficiência, mas vou tornar minha casa ou meu estabelecimento comercial mais acessivel, adaptado, vou respeitar a inclusão em todos os espaços por estar praticando a empatia”, conclui.

O evento tem como público-alvo os gestores e profissionais das áreas da saúde, da educação, do lazer, das engenharias e afins, além de profissionais que atuam em órgãos públicos e privados, em organizações não-governamentais, em sindicatos e em movimentos sociais. O convite , no entanto, é para que a comunidade em geral participe das palestras e das atividades que serão desenvolvidas.

A PRÁTICA DA EMPATIA PELA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Uma mesa com cadeiras postada sobre uma guia para deficientes visuais. Uma rampa para cadeirantes com inclinação maior que a apropriada, tirando a sua autonomia de utilizá-la sem a necessidade de um auxílio extra. Quando pensamos nessas situações vemos que o problema muitas vezes não é somente a falta de investimento, mas de empatia pelo problema. Empatia, que é um tema recorrente em diversos segmentos da sociedade, faz ainda mais sentido quando se fala sobre as dificuldades pelas quais passam as pessoas com algum tipo de deficiência.

Com isso em vista, a 1ª Semana da Acessibilidade e Inclusão quer também discutir esse tema, que vai além de pensar na evolução da legislação, é pensar no preconceito e na faltaa de empatia que costumamo ster e que acabam gerando cenas como as descritas acima.

Esta edição a semana conta com o apoio institucional da UCS – Campus Hortênsias para sua realização, além do apoio de outras empresas parceiras como: Sesi, Água Mineral das Hortênsias, Dauper, Churrascaria Espelho Gaúcho, Klein Ville Hotéis, Alpen Park, Redemac e da agência ColetivoYes.

O evento pode também ser acessado através da leitura do QrCode com o celular:

A IDEALIZADORA DO EVENTO

Idealizado por Marina Susin Siota, a Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela ocorre pela primeira vez na cidade de Canela. Ela se descreve como “uma pessoa que gosta de gente, gosta dos animais, gosta da natureza, gosta de estender a mão à quem precisa e valoriza quem faz o mesmo! Sou uma pessoa que acredita no amor e torce pelo mundo!”.

Fisioterapeuta por formação, possui também especialização em fisioterapia neurofuncional e um mestrado na área de inclusão social e acessibilidade.

Por ter essa formação, sempre vivenciou as dificuldades pelas quais passam seus pacientes após uma sessão de fisioterapia. Essa curiosidade em conhecer o ambiente em que estão inseridos e entender as principais dificuldades de seus pacientes no dia a dia acabaram se tornando sua grande motivação para construir algo próximo. “Foi um dos grandes motivos para tirar a ideia do papel e transformar o projeto da Semana em realidade”, afirma Marina.

Com o objetivo da busca por uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, o evento tem como propósito somar, agregar valor, deixar uma herança para a cidade de Canela e região, plantando uma semente que dê bons frutos à sociedade no futuro.

Programação Oficial

21 de agosto, quarta-feira

Horário: 20h

Cerimônia de abertura
Local: Auditório UCS Campus Hortênsias

22 de agosto, quinta-feira

Horário: 9h30min

Atualizações em educação especial

Palestrante: Ma. Ana Rosimeri Cunha

Local: Salão da Escola Rodolfo Schlieper
e APAE

Horário: 14h

Educação inclusiva

Palestrante: Ângela Maria Perotto de Oliveira
Local: Auditório UCS Campus Hortênsias

23 de agosto, sexta-feira

Horário: 10h

Acessibilidade para usuários de cadeiras de rodas em estabelecimentos comerciais: o caso de cidades turísticas da Serra Gaúcha

Palestrante: Bruna Ghesla Wolff
Local: Colégio Marista Maria Imaculada

Horário: 14h

Tecnologias Assistivas para a Educação

Palestrante: PhD Regina de Oliveira Heidrich

Local: Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco

24 de agosto, sábado

Horário: 9h30min às 11h

Inclusão: um desafio possível! A diversidade inclui você.

Palestrante: ONG Caminhadores
Local: Sesi

Horário: 14h às 17h

Inclusão: um desafio possível! A diversidade inclui você.

Palestrante: ONG Caminhadores

Local: Parque do Caracol

25 de agosto, domingo

Horário: 9h30min às 11h

Meditação, Tai Chi Chuan, Yoga

Palestrante: Meditação para todos, Pa-Kua, Kaiut Yoga

Local: Praça João Corrêa (em caso de chuva será transferido para o Centro de Feiras)

Horário: 14h às 16h

Vivência SkateAnima

Palestrante: StudioNeuro

Local: Parque do Lago (em caso de chuva será transferido para o Parque do Sesi)

Horário: 17h

Show Vencendo Limites com Banda Muitos Outros (Instituto Acessibilizar)

Local: Praça João Corrêa (em caso de chuva será transferido para o Espaço Canela Rural, junto ao Centro de Feiras)

26 de agosto, segunda-feira

Horário: 09h30min

Conversando sobre Doenças Raras e ELA

Palestrante: ARELA-RS

Local: Unidade Básica de Saúde Francisco Jaques Gil

Horário: 11h30min

Inclusão no Trabalho e na Aprendizagem Profissional

Palestrante: João Pedro Lopes Jacobi

Local: Reunião almoço com Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC)

27 de agosto, terça-feira

Horário: 8h30min

Conversando sobre Acessibilidade e Inclusão

Palestrante: Associação Canelense de Pessoas com Deficiência Física (ACPDF) de Canela

Local: EMEF Santa Terezinha

Horário: 14h

Acessibilidade na unidades da FIERGS-SESI-SENAI: Um case de Sucesso

Palestrante: Me. Tiago Bitelo da Silva e Rotechild Prestes

Local: Câmara de Vereadores de Canela

28 de agosto, quarta-feira

Horário: 14h

Desfile de encerramento do evento com a presença da Banda Marcial Rodolfo Shlieper.

Local: da Igreja Matriz até a Praça Central de Canela

* Durante o evento também ocorrerão oficinas sensoriais na Praça João Corrêa e atividades de conscientização nos estacionamentos do município.

Mais informações:

Marina Susin Siota, idealizadora: (54) 9 9925.7066

Jonas Ludwig, ACPDF: (54) 9 8114.7590

Last modified: 14/08/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support