Canela sediará encontro para debater sobre aeroporto e trem

13/08/2019

A cidade será sede do Encontro Regional do Trem da Serra Gaúcha e Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias, no fim deste mês. O evento acontecerá nos dias 29 e 30, pela manhã e à tarde, e é promovido por Schildt Assessoria Ambiental LTDA, pela empresa norte-americana CG-LA Infrastructure e pela própria UCS.

Arnildo Schildt coordenará os painéis do encontro em Canela

Essa primeira fase do encontro é restrita a convidados, muitos dos quais representantes de fundos internacionais aptos a investir nos empreendimentos. Posteriormente, uma segunda fase envolverá as comunidades interessadas nos projetos.

O primeiro dia do Encontro Regional dia será reservado aos painéis relacionados ao trem, que tratarão de assuntos como o possível traçado da futura malha férrea e a modelagem da operação econômica do empreendimento. Já no segundo, o debate terá foco no aeroporto, uma demanda de mais de 20 anos da região das Hortênsias.

“A construção do aeroporto é de extrema importância para o desenvolvimento não só de Canela como de todo o entorno. Hoje, a preocupação com questões de mobilidade de quem desembarca em Porto Alegre e busca a região se soma com as outras vantagens que o município tem para abrigar a construção, a começar pela área”, diz o prefeito de Canela, Constantino Orsolin.

Ainda no dia 30, estarão o deputado federal Elton Weber (PSB) e o deputado federal Alceu Moreira (MDB), que assim como o senador Luís Carlos Heinze (Progressistas), apresentação seus pareceres sobre o aeroporto.

O moderador dos painéis no encontro será Arnildo Schildt, diretor-executivo da Schildt Assessoria Ambiental LTDA e embaixador do Brasil no International Non-Olympic University, que fica na Índia. “Buscaremos, nesse encontro, agilizar e colocar na mesa todas as informações que existem sobre o assunto, analisá-las e definir o traçado do trem, mitigar as ações ambientais e arestas existentes junto a órgãos de governo como ANAC, Denit, Fepam, e aproximar os players que investirão nas obras de construção e administração futura desses empreendimentos”, comenta Schildt.

PROJETO EM BRASÍLIA

No dia 31 de julho passado, o projeto do Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias foi apresentado por uma comitiva de Canela durante o 17º Fórum Anual Latino-Americano de Liderança em Infraestrutura, realizado em Brasília (DF). O evento foi promovido pela CG-LA Infrastructure e reuniu investidores de todo o mundo dispostos a apostar em empreendimentos envolvendo energia, saneamento, rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e logística.

Last modified: 13/08/2019