Prefeitura Municipal de Canela

Canela sediará encontro para debater sobre aeroporto e trem

13/08/2019

A cidade será sede do Encontro Regional do Trem da Serra Gaúcha e Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias, no fim deste mês. O evento acontecerá nos dias 29 e 30, pela manhã e à tarde, e é promovido por Schildt Assessoria Ambiental LTDA, pela empresa norte-americana CG-LA Infrastructure e pela própria UCS.

Arnildo Schildt coordenará os painéis do encontro em Canela

Essa primeira fase do encontro é restrita a convidados, muitos dos quais representantes de fundos internacionais aptos a investir nos empreendimentos. Posteriormente, uma segunda fase envolverá as comunidades interessadas nos projetos.

O primeiro dia do Encontro Regional dia será reservado aos painéis relacionados ao trem, que tratarão de assuntos como o possível traçado da futura malha férrea e a modelagem da operação econômica do empreendimento. Já no segundo, o debate terá foco no aeroporto, uma demanda de mais de 20 anos da região das Hortênsias.

“A construção do aeroporto é de extrema importância para o desenvolvimento não só de Canela como de todo o entorno. Hoje, a preocupação com questões de mobilidade de quem desembarca em Porto Alegre e busca a região se soma com as outras vantagens que o município tem para abrigar a construção, a começar pela área”, diz o prefeito de Canela, Constantino Orsolin.

Ainda no dia 30, estarão o deputado federal Elton Weber (PSB) e o deputado federal Alceu Moreira (MDB), que assim como o senador Luís Carlos Heinze (Progressistas), apresentação seus pareceres sobre o aeroporto.

O moderador dos painéis no encontro será Arnildo Schildt, diretor-executivo da Schildt Assessoria Ambiental LTDA e embaixador do Brasil no International Non-Olympic University, que fica na Índia. “Buscaremos, nesse encontro, agilizar e colocar na mesa todas as informações que existem sobre o assunto, analisá-las e definir o traçado do trem, mitigar as ações ambientais e arestas existentes junto a órgãos de governo como ANAC, Denit, Fepam, e aproximar os players que investirão nas obras de construção e administração futura desses empreendimentos”, comenta Schildt.

PROJETO EM BRASÍLIA

No dia 31 de julho passado, o projeto do Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias foi apresentado por uma comitiva de Canela durante o 17º Fórum Anual Latino-Americano de Liderança em Infraestrutura, realizado em Brasília (DF). O evento foi promovido pela CG-LA Infrastructure e reuniu investidores de todo o mundo dispostos a apostar em empreendimentos envolvendo energia, saneamento, rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e logística.

Last modified: 13/08/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support