Quase 400 testes rápidos em ação conjunta no Centro

05/08/2019

Uma ação envolvendo o Rotary Club de Canela Inspiração e a Secretaria Municipal de Saúde permitiu que 390 testes rápidos fossem realizados na manhã de sábado (3). Com a unidade móvel à disposição, também houve distribuição de fôlderes e esclarecimento a respeito das hepatites B e C.

Rotarianos contaram com apoio da Secretaria de Saúde

Segundo a enfermeira Carla Dias Pinto, foram feitos testes de hepatites B (100) e C (110), sífilis (80) e HIV (100). “Não tivemos nenhum caso positivo identificado”, comenta a profissional. Além disso, 28 pessoas adultas (com 40 anos ou mais) foram vacinadas contra a hepatite B. Além da comunidade, muitos visitantes prestigiaram a campanha.

A iniciativa partiu do Rotary, que promove em nível mundial a campanha Hepatite Zero (Hepatitis Zero Project). A ação teve apoio da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, com participação de Rotaract, Interact, Rotary Kids. Incorporadora Novalternativa, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e ACM.

SÃO LUIZ

Naquele mesmo dia, a UBS Guilherme Oscar Bauer, no bairro São Luiz, também recebeu ação na área de saúde. Foram realizados 12 testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis. Também, 22 pessoas que compareceram à UBS realizaram exames médicos, renovaram sua medicação contínua e ainda tiveram o calendário vacinal atualizado.

Unidade do São Luiz recebeu comunidade no sábado pela manhã

Ambas as atividades foram acompanhadas pelo prefeito Constantino Orsolin e pelo secretário de Saúde Vilmar Santos. “No caso do Centro, onde tivemos a parceria do Rotary Inspiração, houve boa adesão, e que bom que até turistas puderam interagir e participar com a comunidade”, disse o prefeito.

Last modified: 05/08/2019