Prefeitos de Canela e Três Coroas na busca de recursos para a Rota Panorâmica

15/06/2019

Fotos: Rafael Monteiro de Carvalho/Casa Civil

O Prefeito de Canela Constantino Orsolin (MDB) e o Prefeito de Três Coroas Orlando Teixeira (PSD) estiveram em Brasília na quarta-feira (12) para tratar sobre a liberação de recursos orçamentárias para a implantação de infraestrutura na Rota Panorâmica, via que liga os dois municípios.

Também acompanharam o chefe do executivo canelense, o Secretário Adjunto de Governança Planejamento e Gestão, Germano Junges e os vereadores Emília Fulcher e Marcelo Dhremer, ambos do MDB.

O primeiro encontro aconteceu no Palácio do Planalto, onde na Secretaria de Governo (SEGOV), foram recebidos pelo assessor especial de Relações Institucionais Abel Leite, o Chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Daniel Rodrigues e o assessor técnico da SEGOV Marco Júnior Jantsch, que tomaram conhecimento do projeto, receberam os documentos referentes a Emenda da Bancada Gaúcha aprovada e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 e disseram dar andamento ao pleito. Esta agenda foi acompanhada pelo Deputado Federal Nereu Crespin (PSL e sua Assessora Cristina Barbosa Neiva, e também por Álvaro Guimarães, assessor do Deputado Giovani Cherini (PR); Beatriz Fagundes, Assessora do Deputado Giovani Feltes (MDB), Diogo Pacheco, assessor do Deputado Márcio Biolchi (MDB) e João Luis Grando, assessor do Deputado Danrlei de Deus (PSD).

No segundo encontro, o Prefeito Constantino, o Secretário Adjunto Germano e os vereadores Marcelo e Emília conseguiram uma audiência com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, que garantiu conhecer o trajeto da Rota Panorâmica, pois em 2015, com o bloqueio total da ERS 115, utilizou o trajeto para retornar da Região das Hortênsias para Porto Alegre. O Ministro garantiu que estudará um forma de viabilizar a liberação do recurso no Orçamento de 2019, para se dar início a tramitação junto ao Ministério do Turismo. Estiveram presentes neste encontro os Deputados Federais Giovani Feltes, Márcio Biolchi, MDB do RS e Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, MDB de SP.

Os recursos para pavimentação de aproximadamente 22 quilômetros da Rota Panorâmica, é fruto de emenda parlamentar da Bancada Gaúcha, prevista no Orçamento de 2019, e que aguarda autorização da Casa Civil e da SEGOV para iniciar sua tramitação junto ao Ministério do Turismo. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 20,8 milhões para implantação desta rota turística.

“Estamos trabalhando em várias frentes, sempre contando com as parcerias com deputados federais. Precisamos desta rota turística e estamos fazendo nossa parte em busca da liberação de recursos” comentou o Prefeito Constantino Orsolin.

Last modified: 15/06/2019