Prefeitura Municipal de Canela

Secretaria de Saúde vai oportunizar laqueadura a 40 mulheres

12/06/2019

As consultas pré-operatórias para 40 mulheres que farão ligadura tubária (laqueadura) tiveram início na manhã desta terça-feira (17), na Unidade Básica de Saúde Santa Marta. Algumas procuraram a rede pública para realizá-la, enquanto outras foram encaminhadas pelos agentes de saúde ou pelas enfermeiras responsáveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Embora a triagem tenha sido feita em todas as UBS, as consultas pré-operatórias são disponibilizadas apenas nas dos bairros Santa Marta e Canelinha. Em comum, as mulheres têm dois filhos ou mais e se submeterão ao processo por uma questão de planejamento familiar.

Segundo o obstetra e ginecologista Fernando Valle, nessa fase se verifica coagulação sanguínea, diabetes, eletrocardiogramas, entre outras questões fundamentais para o procedimento. “Assim que elas passarem pelo pré-operatório, a cirurgia é marcada”, confirma.

O médico pretende realizar dez laqueaduras mensais e planeja cumprir a meta de 40 em quatro meses. As cirurgias serão feitas no Hospital de Caridade de Canela. “Essas mulheres entenderam a importância do planejamento familiar, e aí coube ao poder público o papel de disponibilizar os procedimentos”, comenta o secretário de Saúde Vilmar Santos.

Last modified: 12/06/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support