Secretaria de Saúde vai oportunizar laqueadura a 40 mulheres

12/06/2019

As consultas pré-operatórias para 40 mulheres que farão ligadura tubária (laqueadura) tiveram início na manhã desta terça-feira (17), na Unidade Básica de Saúde Santa Marta. Algumas procuraram a rede pública para realizá-la, enquanto outras foram encaminhadas pelos agentes de saúde ou pelas enfermeiras responsáveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Embora a triagem tenha sido feita em todas as UBS, as consultas pré-operatórias são disponibilizadas apenas nas dos bairros Santa Marta e Canelinha. Em comum, as mulheres têm dois filhos ou mais e se submeterão ao processo por uma questão de planejamento familiar.

Segundo o obstetra e ginecologista Fernando Valle, nessa fase se verifica coagulação sanguínea, diabetes, eletrocardiogramas, entre outras questões fundamentais para o procedimento. “Assim que elas passarem pelo pré-operatório, a cirurgia é marcada”, confirma.

O médico pretende realizar dez laqueaduras mensais e planeja cumprir a meta de 40 em quatro meses. As cirurgias serão feitas no Hospital de Caridade de Canela. “Essas mulheres entenderam a importância do planejamento familiar, e aí coube ao poder público o papel de disponibilizar os procedimentos”, comenta o secretário de Saúde Vilmar Santos.

Last modified: 12/06/2019