Prefeitura Municipal de Canela

Eleitas as soberanas da 26ª Festa Colonial de Canela

03/06/2019

01_06_2019_26FestadaColonial Canela_Lancamento e Escolha da Nova Corte da Festa – Primeira Princesa Julia Dornelles, Rainha Manuella Spier e a Segunda Princesa Jullia Martins com os Jurados. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O Alambique Flor do Vale, localizado no Morro Calçado, interior de Canela, foi o local que sediou a escolha das soberanas da Festa Colonial de 2019. O desfile aconteceu no sábado (1), ocasião em que também houve o lançamento do evento.

A vontade de representar as origens do município, seu povo, seus costumes e tradições, levou sete meninas a tentar o sonho de compor a corte do evento. Elas se inscreveram no concurso e iniciaram a caminhada de preparação com workshop de oratória, passarela, história e cultura, para quem sabe, vestir a faixa que tanto orgulha.

Após desfile coletivo e individual os jurados se reuniram e escolheram a corte formada por: Rainha Manuella Spier Gaberlon, 15 anos, representante da localidade do Morro Calçado; 1ª Princesa, Julia Gabrielle Trein Dornelles, 15 anos, da Linha São João; 2ª princesa, Jullia Raiane de Moraes Martins, Linha Rancho Grande.

Os jurados foram: André Faes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela; Maria Madalena Casola da Emater; Tainara de Oliveira, rainha da 25ª edição da Festa Colonial; Laura Gallas, do Grupo Sinos e Ivanir Acharer, colunista do Jornal Integração.

A FESTA

A 26ª Festa Colonial de Canela acontece de 20 de julho a 4 de agosto, no espaço Canela Rural, junto ao Centro de Feiras.

Neste ano, 21 famílias participarão do evento comercializando seus produtos e divulgando suas tradições, representando diversas localidades do interior de Canela. Nas bancas e fornos do espaço Canela Rural, o público poderá adquirir produtos fresquinhos e saborear delícias como: cucas, bolos, compotas, pastéis, além dos famosos bolinhos de batata e aipim. As comidas típicas do interior também integram os cardápios de três restaurantes que serão instalados na estrutura do evento.

A Festa Colonial de Canela é uma promoção da Prefeitura de Canela, realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

PRONUNCIAMENTOS

01_06_2019_26FestadaColonial Canela_Lancamento e Escolha da Nova Corte da Festa – Curador Eduardo Rodrigues. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O curador da Festa Colonial de Canela, Eduardo Rodrigues, destacou em seu pronunciamento a programação cultural, que nos últimos anos, valoriza os artistas canelenses e que contará em 2019 com 65 apresentações.

01_06_2019_26FestadaColonial Canela_Lancamento e Escolha da Nova Corte da Festa – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Andre faez. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

André Faes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela ponderou que o evento integra o homem do campo com o turista e com o canelense. “As famílias que participam da Festa Colonial, além de apresentar o que fazem na colônia buscam uma maior fonte de renda para investir em suas propriedades rurais” disse.

01_06_2019_26FestadaColonial Canela_Lancamento e Escolha da Nova Corte da Festa – Secretario de Meio Ambiente David Keller. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

David Keller, que em 2018, ajudou no Festival de Interpretes, destacou a importância desta ação que mostrou a todos a integração com a comunidade por meio de expressão musical, revelando talentos, desenvolvendo habilidades e valorizando os artistas de Canela e região. O festival volta a ser realizado em 2019, confirmando a sua importância para a Festa Colonial.

01_06_2019_26FestadaColonial Canela_Lancamento e Escolha da Nova Corte da Festa – Secretario de Turismo Angelo Sanches. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O Secretário de Turismo Ângelo Sanches destacou que a festa é feita par os canelense e ele tem que aproveitar ao máximo as atividades que serão realizadas. “O turista que visita Canela também aproveita e conhece o que o nosso meio rural produz”.

01_06_2019_26FestadaColonial Canela_Lancamento e Escolha da Nova Corte da Festa – Prefeito Cosntantino Orsolin. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O Prefeito Constantino Orsolin que tem suas origens no interior falou que “vamos promover uma grande Festa Colonial, valorizando os artistas locais na programação cultural e fomentando a economia do meio rural do nosso município”.

A 26ª Festa Colonial é uma promoção da Prefeitura Municipal de Canela. Realização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela.
Patrocínio: Golden Propriedades de Lazer, Sicredi, Bondinhos Aéreos Parques da Serra, TCA Internet, Vestena Hotéis, Elo e Pagseguro e apoio: Cervejaria do Farol, Vitivinícola Jolimont, Caracol Chocolates, Vinícola Granja da Telha, Cachaçaria Flor do Vale, Ampec e Brocker Turismo.

Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress

Last modified: 07/06/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support