Prefeitura Municipal de Canela

Passeata encerra Semana do Bebê de Canela

20/05/2019

18_05_2019_20SemanadoBebe_Passeata dos Bebes (Praca Joao Corea). Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Famílias aproveitaram o sábado de sol para curtir últimas atividades do evento

A tradicional Passeata dos Bebês encerrou sete dias de atividades em prol da primeira infância em Canela e reuniu no sábado (18) centenas de pessoas, entre pais, avós, cuidadores, crianças e comunidade. O trajeto, que compreendia a Praça da Família até a Catedral de Pedra, contou com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Severino Travi. Participaram também do ato o Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, o vice-prefeito e coordenador do evento, Gilberto Cezar.

18_05_2019_20SemanadoBebe_Passeata dos Bebes (Praca Joao Corea). Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Integração na Praça da Família

Durante o sábado (18) a Semana do Bebê apresentou a Praça da Família, um local preparado especialmente para as crianças e seus familiares. A estrutura, montada na Praça João Corrêa, no Centro da cidade, contou com brinquedos infláveis, hora do conto, cama elástica, brincadeiras com animadores e recreação interativa.

Visitantes e comunidade curtiram também a decoração da cidade composta por cegonhas, berços e esculturas de proporções gigantescas que chamavam a atenção.

18_05_2019_20SemanadoBebe_Praca da Familia (Praca Joao Correa). Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Seminário Internacional e Homenagens

A primeira infância foi tema dos debates entre profissionais do Brasil e do exterior que integraram o Seminário Internacional que aconteceu no sábado (18), pela manhã, no Grande Hotel Canela.

Na solenidade de abertura aconteceram as homenagens a um dos idealizadores da Semana do Bebê, Dr. Odon Cavalcanti, falecido no final do ano passado. Na ocasião, a Dra. Carmen Nudelmann – sua colega na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, relatou como era a convivência ao lado do amigo. “Seu entusiamo, dedicação e ensinamentos eram renovados diariamente, nenhuma aula era igual à outra. Aprendi com Odon e com Salvador Célia a amar a universidade, os alunos e levar adiante um projeto que ia dentro das casas dos menos favorecidos, onde estudantes de medicina acompanhavam e cuidavam das gestantes e mães com seus bebês”, destacou.

Dra. Carmen relatou com emoção a alegria de Odon criar a Semana do Bebê de Canela, onde em diversas edições atuou na coordenação, sendo patrono e se dedicando junto com os estudantes nas palestras com os adolescentes nas escolas do município. “Odon deixou saudades e uma lacuna que não vejo que pode ser preenchida, mas fica a promessa de tentarmos levar adiante as suas ideias, a sua força, a sua alegria, dedicação e tudo que nos ensinou será um estímulo, um exemplo a ser seguido”, finalizou.

Como forma de reconhecimento ao legado de Odon, o Prefeito Constantino Orsolin entregou a esposa do médico, Berenice Cavalcanti, uma placa de agradecimento. Outra homenagem realizada foi ao patrono da 20ª edição da Semana do Bebê, o médico pediatra Dr. Agnelo Franzen Corrêa, que em seu pronunciamento falou que “o evento trouxe como resultado para Canela uma maior preocupação com os bebês, o que levou a um melhor atendimento a eles”.

18_05_2019_20SemanadoBebe_20Seminario Internacional – Semana do Bebe, no Grande Hotel Canela. Foto Rafael Cavalli/SerraPress
18_05_2019_20SemanadoBebe_20Seminario Internacional – Semana do Bebe, no Grande Hotel Canela. Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Também esteve presente na solenidade de abertura o Reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, que destacou a participação da universidade no evento, fazendo uma retrospectiva das atividades já realizadas.

Já o deputado Estadual Mateus Wesp afirmou que “o evento é uma referência em cuidados com a primeira infância e que se cuidarmos dos bebês fortaleceremos os laços das famílias, que é a instituição mais importante da sociedade e consequentemente, teremos cidadãos mais responsáveis no futuro, afinal, é na família que as crianças fazem relações de afeto gratuito e solidárias”.

O vice-prefeito Gilberto Cezar disse que a Semana do Bebê é um marco para o município porque esse modelo serviu para muitos municípios do Brasil e até do exterior realizarem suas atividades em prol da primeira infância.

O prefeito Constantino Orsolin relatou momentos em que viveu ao lado de Salvador Célia não só na Semana do Bebê, mas também nos Festivais de Teatro de Canela, contou sobre a amizade e consideração com Dr. José Angelo, patrono desta edição.

18_05_2019_20SemanadoBebe_20ºSeminario Internacional – Semana do Bebe, no Grande Hotel Canela. Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Após a solenidade de abertura foi realizada a palestra “A música passa uma paz para ela – Musicoterapia na UTI Neonatal para mães – bebê pré termo”, com Ambra Palazzi e encerramento com a mesa redonda “Proteger, Acolher e Amar: 20 anos de Semana do Bebê”, com a Ulbra e Prefeitura Municipal de Canela, tendo como participantes a Pediatra Carmen Nudelmann, Obstetra Tiane Salum, Psiquiatra e Psicanalista Celso Gutfreind. A coordenação foi de Aline Groff Vivian (Ulbra).

Last modified: 20/05/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support