Passeata encerra Semana do Bebê de Canela

20/05/2019

18_05_2019_20SemanadoBebe_Passeata dos Bebes (Praca Joao Corea). Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Famílias aproveitaram o sábado de sol para curtir últimas atividades do evento

A tradicional Passeata dos Bebês encerrou sete dias de atividades em prol da primeira infância em Canela e reuniu no sábado (18) centenas de pessoas, entre pais, avós, cuidadores, crianças e comunidade. O trajeto, que compreendia a Praça da Família até a Catedral de Pedra, contou com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Severino Travi. Participaram também do ato o Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, o vice-prefeito e coordenador do evento, Gilberto Cezar.

Integração na Praça da Família

Durante o sábado (18) a Semana do Bebê apresentou a Praça da Família, um local preparado especialmente para as crianças e seus familiares. A estrutura, montada na Praça João Corrêa, no Centro da cidade, contou com brinquedos infláveis, hora do conto, cama elástica, brincadeiras com animadores e recreação interativa.

Visitantes e comunidade curtiram também a decoração da cidade composta por cegonhas, berços e esculturas de proporções gigantescas que chamavam a atenção.

18_05_2019_20SemanadoBebe_Praca da Familia (Praca Joao Correa). Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Seminário Internacional e Homenagens

A primeira infância foi tema dos debates entre profissionais do Brasil e do exterior que integraram o Seminário Internacional que aconteceu no sábado (18), pela manhã, no Grande Hotel Canela.

Na solenidade de abertura aconteceram as homenagens a um dos idealizadores da Semana do Bebê, Dr. Odon Cavalcanti, falecido no final do ano passado. Na ocasião, a Dra. Carmen Nudelmann – sua colega na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, relatou como era a convivência ao lado do amigo. “Seu entusiamo, dedicação e ensinamentos eram renovados diariamente, nenhuma aula era igual à outra. Aprendi com Odon e com Salvador Célia a amar a universidade, os alunos e levar adiante um projeto que ia dentro das casas dos menos favorecidos, onde estudantes de medicina acompanhavam e cuidavam das gestantes e mães com seus bebês”, destacou.

Dra. Carmen relatou com emoção a alegria de Odon criar a Semana do Bebê de Canela, onde em diversas edições atuou na coordenação, sendo patrono e se dedicando junto com os estudantes nas palestras com os adolescentes nas escolas do município. “Odon deixou saudades e uma lacuna que não vejo que pode ser preenchida, mas fica a promessa de tentarmos levar adiante as suas ideias, a sua força, a sua alegria, dedicação e tudo que nos ensinou será um estímulo, um exemplo a ser seguido”, finalizou.

Como forma de reconhecimento ao legado de Odon, o Prefeito Constantino Orsolin entregou a esposa do médico, Berenice Cavalcanti, uma placa de agradecimento. Outra homenagem realizada foi ao patrono da 20ª edição da Semana do Bebê, o médico pediatra Dr. Agnelo Franzen Corrêa, que em seu pronunciamento falou que “o evento trouxe como resultado para Canela uma maior preocupação com os bebês, o que levou a um melhor atendimento a eles”.

18_05_2019_20SemanadoBebe_20Seminario Internacional – Semana do Bebe, no Grande Hotel Canela. Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Também esteve presente na solenidade de abertura o Reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, que destacou a participação da universidade no evento, fazendo uma retrospectiva das atividades já realizadas.

Já o deputado Estadual Mateus Wesp afirmou que “o evento é uma referência em cuidados com a primeira infância e que se cuidarmos dos bebês fortaleceremos os laços das famílias, que é a instituição mais importante da sociedade e consequentemente, teremos cidadãos mais responsáveis no futuro, afinal, é na família que as crianças fazem relações de afeto gratuito e solidárias”.

O vice-prefeito Gilberto Cezar disse que a Semana do Bebê é um marco para o município porque esse modelo serviu para muitos municípios do Brasil e até do exterior realizarem suas atividades em prol da primeira infância.

O prefeito Constantino Orsolin relatou momentos em que viveu ao lado de Salvador Célia não só na Semana do Bebê, mas também nos Festivais de Teatro de Canela, contou sobre a amizade e consideração com Dr. José Angelo, patrono desta edição.

18_05_2019_20SemanadoBebe_20ºSeminario Internacional – Semana do Bebe, no Grande Hotel Canela. Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Após a solenidade de abertura foi realizada a palestra “A música passa uma paz para ela – Musicoterapia na UTI Neonatal para mães – bebê pré termo”, com Ambra Palazzi e encerramento com a mesa redonda “Proteger, Acolher e Amar: 20 anos de Semana do Bebê”, com a Ulbra e Prefeitura Municipal de Canela, tendo como participantes a Pediatra Carmen Nudelmann, Obstetra Tiane Salum, Psiquiatra e Psicanalista Celso Gutfreind. A coordenação foi de Aline Groff Vivian (Ulbra).

Last modified: 20/05/2019