Prefeitura Municipal de Canela

Proteger, acolher e amar é o tema da 20ª Semana do Bebê de Canela

08/05/2019

PA Semana do Bebê de Canela é um projeto comunitário criado pela Prefeitura Municipal e a Ulbra em 2000. Neste ano está em sua 20ª edição e acontece entre os dias 12 e 18 de maio. O evento de 2019 tem como tema “Proteger, acolher e amar”, tendo o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar com amor dos bebês, garantindo seus direitos e oferecendo tudo que precisam para desenvolverem seu melhor potencial.

Dentro da programação acontecerão oficinas de shantala (massagem) em bebês; degustação sobre aproveitamento de alimentos para primeira infância e Adolescência; sexualidade, gravidez e drogadição; palestras para pais, cuidadores e merendeiras; rodas de conversas; encontros dos adolescentes de Canela com estudantes do Curso de Medicina da ULBRA – que acontecem nas escolas do município com público-alvo para alunos de 8º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, além do seminário internacional.

A Praça João Corrêa durante o evento passa a se chamar Praça da Família, local onde no dia 18 de maio a comunidade em geral pode usufruir de entretenimento para as famílias, com brinquedos infláveis, distribuição de pipocas, personagens, atividades recreativas, música, dança, teatro, teatro de bonecos, Passeata dos Bebês e Show do Grupo infantil Aquarela.

A HISTÓRIA

Desde o ano de 2000, no mês de maio, acontece em Canela a “Semana do Bebê”. A semana foi idealizada pelos professores de Medicina da ULBRA, Dr. Odon Cavalcanti e Dr. Salvador Célia e pelo radialista canelense Pedro Dias. Desde o início a realização é da Prefeitura Municipal de Canela e ULBRA e conta com a colaboração da comunidade canelense e suas instituições.

É uma semana especial para Canela que proporciona oficinas, palestras, debates, orientações e atendimentos por profissionais da área da Saúde, Educação e Assistência Social.

A Semana do Bebê de Canela é modelo para diversas cidades do Brasil e do Exterior, que hoje realizam suas semanas do bebê inspiradas em seu exemplo.

A Semana do Bebê tem o propósito de mobilizar a cidade e técnicos a discutir a saúde física e mental dos bebês, avaliar os indicadores sociais, dar assistência às famílias, defender os direitos das crianças e adolescentes, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz.

DR. JOSÉ AGNELO – O PATRONO DE 2019

Todos os anos é escolhido uma pessoa que se destaca no cuidado com a primeira infância e em 2019, em reconhecimento pelos seus relevantes serviços, o patrono é o médico pediatra José Agnelo Franzen Corrêa. Nascido em 05 de março de 1949, natural de canela, cursou medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduado em residência médica em pediatria na Santa Casa (Porto Alegre), foi médico chefe da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente do Estado por 10 anos, atuou em diversas atividades que promoveram um crescimento enorme no município com grande destaque pela saúde dos bebês, assim como a clínica dos bebês, levando a redução da mortalidade infantil do município, taxa essa que passou a ficar abaixo da média do Estado.

Mais informações

www.semanadobebe.com.br

Last modified: 08/05/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support