Proteger, acolher e amar é o tema da 20ª Semana do Bebê de Canela

08/05/2019

PA Semana do Bebê de Canela é um projeto comunitário criado pela Prefeitura Municipal e a Ulbra em 2000. Neste ano está em sua 20ª edição e acontece entre os dias 12 e 18 de maio. O evento de 2019 tem como tema “Proteger, acolher e amar”, tendo o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar com amor dos bebês, garantindo seus direitos e oferecendo tudo que precisam para desenvolverem seu melhor potencial.

Dentro da programação acontecerão oficinas de shantala (massagem) em bebês; degustação sobre aproveitamento de alimentos para primeira infância e Adolescência; sexualidade, gravidez e drogadição; palestras para pais, cuidadores e merendeiras; rodas de conversas; encontros dos adolescentes de Canela com estudantes do Curso de Medicina da ULBRA – que acontecem nas escolas do município com público-alvo para alunos de 8º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, além do seminário internacional.

A Praça João Corrêa durante o evento passa a se chamar Praça da Família, local onde no dia 18 de maio a comunidade em geral pode usufruir de entretenimento para as famílias, com brinquedos infláveis, distribuição de pipocas, personagens, atividades recreativas, música, dança, teatro, teatro de bonecos, Passeata dos Bebês e Show do Grupo infantil Aquarela.

A HISTÓRIA

Desde o ano de 2000, no mês de maio, acontece em Canela a “Semana do Bebê”. A semana foi idealizada pelos professores de Medicina da ULBRA, Dr. Odon Cavalcanti e Dr. Salvador Célia e pelo radialista canelense Pedro Dias. Desde o início a realização é da Prefeitura Municipal de Canela e ULBRA e conta com a colaboração da comunidade canelense e suas instituições.

É uma semana especial para Canela que proporciona oficinas, palestras, debates, orientações e atendimentos por profissionais da área da Saúde, Educação e Assistência Social.

A Semana do Bebê de Canela é modelo para diversas cidades do Brasil e do Exterior, que hoje realizam suas semanas do bebê inspiradas em seu exemplo.

A Semana do Bebê tem o propósito de mobilizar a cidade e técnicos a discutir a saúde física e mental dos bebês, avaliar os indicadores sociais, dar assistência às famílias, defender os direitos das crianças e adolescentes, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz.

DR. JOSÉ AGNELO – O PATRONO DE 2019

Todos os anos é escolhido uma pessoa que se destaca no cuidado com a primeira infância e em 2019, em reconhecimento pelos seus relevantes serviços, o patrono é o médico pediatra José Agnelo Franzen Corrêa. Nascido em 05 de março de 1949, natural de canela, cursou medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduado em residência médica em pediatria na Santa Casa (Porto Alegre), foi médico chefe da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente do Estado por 10 anos, atuou em diversas atividades que promoveram um crescimento enorme no município com grande destaque pela saúde dos bebês, assim como a clínica dos bebês, levando a redução da mortalidade infantil do município, taxa essa que passou a ficar abaixo da média do Estado.

www.semanadobebe.com.br

Last modified: 08/05/2019