Prefeitura Municipal de Canela

“Caminhos de Caravaggio”: Roteiro turístico liga os santuários de Canela e Farroupilha

08/05/2019

Com a perspectiva de unir os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha e Canela, foi lançado oficialmente no sábado (4), o Roteiro Caminhos de Caravaggio. A solenidade aconteceu em Farroupilha e contou com a presença dos prefeitos das cinco cidades que fazem parte do roteiro: Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado e Nova Petrópolis. Além dos prefeitos estiveram presentes também os secretários das pastas de Turismo, que participaram efetivamente na elaboração do projeto.

Na oportunidade foram apresentados os materiais gráficos da rota, como o guia oficial do peregrino, fôlder, passaporte, certificados e também ocorreu o descerramento da placa símbolo do roteiro.

A rota Caminhos de Caravaggio liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

O roteiro de âmbito regional conta com aproximadamente 200 quilômetros, que aproximarão as regiões turísticas da Uva e do Vinho e das Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou por outros meios de deslocamento. Os trechos a serem percorridos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos pelos idealizadores variam de 15 a 28 km até a chegada ao destino.

Em Farroupilha, a Família Meneguel e Viero estavam no santuário após percorrer um trajeto e ao tomarem conhecimento sobre o caminhos de Caravaggio já estavam combinando para fazer este trajeto.

De Canela, o Prefeito Constantino Orsolin e o Secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, participaram do lançamento e afirmaram que essa integração entre as cidades resultou em uma soma de esforços, onde se obteve um produto turístico num segmento fortíssimo. “É o turismo, considerado o empreendimento sem fumaça e a indústria sem chaminé”, comentou o secretário Ângelo Sanches.

PRÉ-LANÇAMENTO

Na sexta-feira (3), autoridades de Canela e Farroupilha participaram de um pré-lançamento do roteiro no Santuário de Caravaggio de Canela, no Saiqui.

Como um ato simbólico de inauguração dos Caminhos de Caravaggio, o grupo de corredores “Fugindo da Genoveva”, de Caxias do Sul, percorreu os 200 km do trajeto em 24h. Eles saíram de Canela na manhã de sexta-feira – 3 de maio e chegaram em Farroupilha às 11 horas do dia seguinte.

Last modified: 08/05/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support