Prefeitura Municipal de Canela

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta

08/04/2019

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 06 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

UNIDADES DE SAÚDE QUE ESTÃO APLICANDO A VACINA

UBS Dr. Harry Rössler Heckmann

Av. Cônego João Marchesi, 640, bairro Canelinha

Fone 3282-5116

UBS Dr. Pedro Sander – CENTRO MATERNO INFANTIL

Rua João Pessoa, n° 104 – Centro

Fone 3282-5118

UBS Dr. Esmeraldo Mendes Pereira

Rua Tio Elias, n° 385 – Bairro Leodoro de Azevedo

Fone 3282-5117

UBS Dr. Ruy Vianna Rocha

Rua 1° de Janeiro, n° 909 – Bairro Santa Marta. Fone 3282-5112

UBS Guilherme Oscar Bauer

Rua Pedro Cezar Raymundo, n° 48 – Bairro São Luiz

Fone 3282-5115

* Na Unidade Central serão aplicadas vacinas somente no segundo período da campanha que é o público adulto.

DIA D

A campanha que segue até 31 de maio, terá o Dia D, no dia 4 de maio, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde do: Centro Materno Infantil, Canelinha, Leodoro de Azevedo, São Luiz e Santa Marta e a Unidade Móvel estará na Praça João Corrêa.

A VACINA

A vacina da gripe esta composta por três cepas da influenza: A(H1N1), A (H3N2) e B, estas cepas são escolhidas baseados em estudos realizados a cerca dos vírus circulantes no ambiente em que vivemos, a Vacina é Trivalente. A importância da vacinação dos grupos prioritários se deve ao fato de que neste grupo a eficacia da vacinação apresentou resultados satisfatórios, consequentemente levou a redução de complicações e internações causadas por problemas respiratórios, bem como também diminuição de óbitos.

“Enfatizo a aplicação da vacina da Gripe o mais breve possível pois para alcançar a eficácia necessária leva em torno de 15 à 20 dias após a aplicação da mesma, a meta de vacinação é de 90 % de cada grupo. A vacina não pode ser aplicada em caso de febre, quadro gripal ou alergia a algum componente da vacina. Reiteramos a importância da vacinação por todos dos grupos elencadas, pois é através dos números que apresentamos ao Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde que cada vez mais cedo a vacina deve ser disponibilizada para região Sul do país”, destaca Magali Dell Valle Cavinato, enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

A vacinação no interior será realizada todas as quartas-feiras de tarde com atendimento médico conforme escala já estabelecida.

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA H1N1 e GRIPE

-Manter o ambiente ventilado;

-Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

-Evitar tocar olhos, nariz ou boca;

-Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

-Proteger com lenço (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;

-Evitar aglomerações;

-Orientar os pais que quando o aluno apresentar febre ou tosse – permanecer em casa e procurar atendimento médico;

** Qualquer dúvida entrar em contato com as Unidades ou na Vigilância Epidemiológica pelo telefone – 32825172.

Last modified: 08/04/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support