Canela sediará Encontro de Capacitação de Agentes de Defesa Civil

27/03/2019

Foto: Rita Souza

Os Secretários de Governança, Planejamento e Gestão, Paulo Tomasi e a de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Andresa da Conceição (a Mana), receberam na tarde de ontem (26), o 1º Tenente Cristiano Becker da Silva, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil e o coordenador da Defesa Civil de Canela, Marcelo Fogaça.

No encontro, o Tenente Cristiano, que é responsável pela Defesa Civil em 62 regiões do Estado, incluindo Canela, destacou um seminário que deve acontecer em junho, com a intenção de instruir e qualificar representantes municipais de Defesa Civil, intitulado Projeto Capacitar.

O encontro, que sempre aconteceu em Caxias, deve ser realizado em Canela, atendendo um pedido do coordenador municipal Marcelo Fogaça e reunirá representantes de diversos municípios que serão preparados para agirem antes, durante e depois eventos meteorológicos. “É importante que os municípios tenham agilidade em todas as áreas de atuação para dar uma resposta rápida aos atingidos”, explicou Marcelo.

Projeto Capacitar

O Projeto Capacitar tem como principal ação de Defesa Civil a prevenção. O foco central é preparar os agentes municipais para desenvolver ações diante das adversidades meteorológicas, através de palestras, documentos e conversas. Discussões sobre a elaboração do Plano de Contingência, Plano de Trabalho, Cartão de Defesa Civil, Prestação de Contas, entre outros, serão debatidos no seminário.

Encontro nos Bombeiros

Num outro momento, o Tenente Cristiano e o coordenador Marcelo estiveram reunidos com a 1º Tenente Marisa Richetti, comandante do Corpo Bombeiros de Canela. Na pauta do encontro estiveram assuntos operacionais, pois em caso de incidentes, 100% da responsabilidade no atendimento é do Corpo de Bombeiros.

Last modified: 27/03/2019