Gilberto Cezar recebe autoridades de Esteio para falar sobre a Semana do Bebê de Canela

25/03/2019

O Prefeito em Exercício, Gilberto Cezar, recebeu na quarta-feira (19), a Secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo de Esteio, Tatiana Tanara, para falar um pouco mais sobre o projeto Semana do Bebê, realizado em Canela há 19 anos e com reconhecimento internacional.

Esteio participou, em 2018, com uma comitiva, do Fórum Internacional da Semana do Bebê de Canela e ficaram encantados e agora querem promover o evento lá também.

A intenção, segundo Tamara, é promover em Esteio um evento nos mesmos moldes, unindo as áreas de Cidadania, Educação e Saúde. O encontro contou ainda com a participação da diretora de Assistência Social, Jeanine Godoi, e da servidora Joelma Guimarães.

“Estamos falando de um projeto de quase 20 anos, consolidado e respeitado por muitos profissionais da área de saúde e desenvolvimento humano. Esteio já atua fortemente no desenvolvimento infantil e a meta, agora, é investir no desenvolvimento do bebê, desde o processo intrauterino e a Semana do Bebê trata disso de forma intersetorial e muito competente”, avalia Tatiana.

Em Canela, a Semana do Bebê é realizada sempre no mês de maio, próximo ao Dia das Mães. A proposta de Esteio é introduzir a atividade já no calendário de eventos de 2019, a partir de outubro.

A Semana do Bebê de Canela propõe momentos de orientação e sensibilização da população com relação aos cuidados com os bebês, desde a gestação até a adolescência, tratando de todas as questões envolvidas na temática de cuidar com responsabilidade e carinho dos bebês. “O respeito à infância, a fim de que esses pequenos cidadãos cresçam e sejam adultos felizes para ajudar a construir uma comunidade harmônica onde prevaleça a dignidade e a paz é o grande objetivo”, explicou Gilberto Cezar.

Unicef utiliza o modelo de Canela

Em 2010, a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou os resultados de uma década de monitoramento: aproximadamente 2 mil famílias tinham recebido atendimento médico domiciliar gratuito e a mortalidade infantil foi reduzida em mais de 60%. As oficinas e palestras em escolas da Educação Básica da região auxiliaram também na queda dos índices de gravidez na adolescência e drogadição na gestação, tornando a Semana do Bebê um exemplo de ação de saúde. A Unicef publicou, em 2010, um manual para a implantação do evento em outras cidades. Hoje, mais de 500 municípios brasileiros utilizam esse modelo de ação e diversos países realizam estudos sobre a sua efetividade.

O evento em 2019

A 20ª do Bebê de Canela acontece de 12 a 19 de maio, com o tema “Proteger, Acolher e Amar”. O pediatra canelense Dr. José Agnelo Franzen Corrêa, será o  patrono desta edição.

Last modified: 25/03/2019