Prefeitura Municipal de Canela

Gilberto Cezar cobra Corsan sobre a qualidade e as constantes falta de água na cidade

25/03/2019

O Prefeito em Exercício, Gilberto Cezar e o Secretário de Governança, Paulo Tomasini receberam na quinta-feira (21), a visita de representantes da Corsan que vieram a Canela, dar retorno sobre as demandas apresentadas recentemente, por Gilberto Cezar, ao secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior.

O diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon e o diretor da Unidade de Saneamento Especial (USE) das Hortênsias, Ermógenes Bodanese, destacaram que já convocaram a empresa Aquamec, vencedora do processo de licitação estadual, para construção, operação, monitoramento e treinamento operacional de uma Estação de Tratamento Pré-Fabricada para Esgoto Sanitário, a ser implantada em dois módulos, em Canela. O valor da obra é de R$ 28.168.802,78.

Uma outra obra que vem sendo executada na cidade, desde janeiro, no valor de R$ 11.552.814,42, é um reservatório apoiado de aço vitrificado, que terá capacidade de armazenar 3.000 m³ e ficará localizado no terreno Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), localizada na rua Júlio Travi, no Distrito Industrial. O serviço também contempla a modernização desta estação, com um tanque de alimentação unidirecional, com capacidade de 100³ (feito em aço inox e em formato cilíndrico, que será assentado em uma base de concreto de cerca de 14 metros de altura, também na área da estação de tratamento), e a implantação de sistema de tratamento de lodo. Serão construídos dois tanques enterrados de concreto armado, e o processo de desidratação do lodo será por decantador centrífugo (o sistema foi dimensionado já considerando a ampliação da ETA 2). A previsão de término é de seis meses.

“Essa obra aumentará o reservatório da cidade e os problemas de falta d`água serão sanados” explica o diretor Marcus Vinicius.

Não existe contaminação

Outro esclarecimento feito pelos representantes é sobre a contaminação da água da Corsan. Eles afirmaram que não existe indícios de contaminação da água, pois a estatal realiza diariamente coleta e análises, e nada foi constatado, e que os boatos do contagio pelos produtos utilizados nas plantações de batata da região não inverídicos.

Escritório permanece aberto em Canela

O diretor da recente criada Unidade de Saneamento Especial (USE) das Hortênsias, Ermógenes Bodanese, afirmou que o Escritório da Corsan de Canela permanecerá funcionando no município.

Segundo ele, houve uma falha na comunicação e a população ficou apreensiva. O que acontecerá é que todos os serviços de responsabilidade do gerente Rogério Mazzurana, foram divididos e ele ficará responsável pelo atendimento aos clientes e o almoxarifado, que também permanece na cidade.

E a USE será a responsável pela coordenação das obras na cidade, produção de água e coleta e tratamento de esgoto.

“Com essa divisão queremos melhor a administração e oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes, completou.

Last modified: 25/03/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support