Prefeitura Municipal de Canela

Gilberto Cezar fala com presidente do HCC em busca de uma solução para a falta de repasses estaduais

19/03/2019

Repasses municipais e federais estão em dia para a Casa de Saúde

O diretor-presidente do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Antônio Sandanha Nunes, esteve em audiência com o Prefeito em Exercício, Gilberto Cezar. No encontro, o diretor comunicou que a casa de saúde vem enfrentando dificuldades financeiras pela falta de repasses por parte do Governo do Estado desde novembro do ano passado, que somam R$ 1.075.000,00.

Os problemas do Hospital de Canela revelam que o Estado falha com a saúde pública que se não recebe recursos e os maiores prejudicados são a população.

Saldanha ressaltou que os recursos municipais e federais estão em dia, mas os 33% da receita mensal do HCC são de valores estaduais, o que acarreta em situações problemáticas, como o que ocorreu no final de semana passado, onde não se tinha insumos (medicamentos e material) para os atendimentos de urgência e emergência. “Com a inadimplência do Estado, a população não tem acesso a serviços fundamentais e nem sempre recebe o tratamento com a qualidade necessária” completa o diretor-presidente.

Gilberto Cezar falou que é fundamental que o Estado do Rio Grande do Sul cumpra com os repasses, pois a saúde é um direito de todos e dever de todos os entes federativos. “A Prefeitura está com seus repasses em dia, mas que a falta de pagamento do Estado desde novembro do ano passado está causando este desequilíbrio e prejudicando serviços a comunidade”, pontuou.

O Prefeito em Exercício tenta uma agenda com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para cobrar uma definição para a situação.

Foto: Rita Souza

Last modified: 19/03/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support