Prefeitura Municipal de Canela

Canela busca experiências sobre tecnologia e empreendedorismo em SC

20/02/2019

Em busca de um projeto que transforme e revolucione a economia de Canela, através do fomento do empreendedorismo com inovação, aceleração de startups e desenvolvimento econômico, na semana passada, representantes da Prefeitura de Canela realizaram uma visita ao laboratório de inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Santa Catarina. Além disso, a comitiva de Canela também participou de visitas técnicas em dois polos de desenvolvimento catarinense: o condomínio Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, localizado no Distrito Industrial de Joinville e a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, em Florianópolis.

O objetivo foi conhecer mais sobre os Centros de Inovação e os projetos desenvolvidos pelo governo catarinense, que estão servindo como referência por promover o empreendedorismo, o desenvolvimento de novas vocações regionais, conectando poder público, universidades e iniciativa privada. A comitiva canelense foi composta pelo secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, pelo secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, David Keller e pelo diretor do Dep. de Arrecadação e Tributação (DAT), Leandro Laidens Brito.

FORTALECIMENTO DA ECONOMIA

Conforme Luciano Melo, as práticas desenvolvidas em Santa Catarina estão inspirando projetos e já são referência para outros estados. “Em Canela temos muito o que avançar tratando-se de novos polos, como a inovação, por exemplo, para que possamos fortalecer a economia através de outros setores além do turismo. Por isso fomos buscar conhecimento em cidades referência, como são os casos de Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina, com o intuito de trazer estas experiências e propostas inovadoras para a nossa cidade”, frisa Melo, enfatizando que a missão a partir de agora será inovar, adaptado à realidade de Canela e região.

POLOS TECNOLÓGICOS

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups, Santa Catarina é o estado com maior proporção de empresas desse tipo no país: uma startup para cada 40 mil habitantes. Para o secretário David Keller “foi uma oportunidade de compartilhar o modelo de inovação catarinense e de aprender com um Estado referência em polos tecnológicos, incubadoras empresariais e parques tecnológicos”, afirmou David. Atualmente, Santa Catarina é reconhecida como polo tecnológico e a cada novo dia o ecossistema da tecnologia e inovação não para de crescer. Prova disso é que o setor representa, em média, 5.6% do PIB do Estado.

Fotos: Divulgação

Last modified: 20/02/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support