Canela busca experiências sobre tecnologia e empreendedorismo em SC

20/02/2019

Em busca de um projeto que transforme e revolucione a economia de Canela, através do fomento do empreendedorismo com inovação, aceleração de startups e desenvolvimento econômico, na semana passada, representantes da Prefeitura de Canela realizaram uma visita ao laboratório de inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Santa Catarina. Além disso, a comitiva de Canela também participou de visitas técnicas em dois polos de desenvolvimento catarinense: o condomínio Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, localizado no Distrito Industrial de Joinville e a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, em Florianópolis.

O objetivo foi conhecer mais sobre os Centros de Inovação e os projetos desenvolvidos pelo governo catarinense, que estão servindo como referência por promover o empreendedorismo, o desenvolvimento de novas vocações regionais, conectando poder público, universidades e iniciativa privada. A comitiva canelense foi composta pelo secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, pelo secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, David Keller e pelo diretor do Dep. de Arrecadação e Tributação (DAT), Leandro Laidens Brito.

FORTALECIMENTO DA ECONOMIA

Conforme Luciano Melo, as práticas desenvolvidas em Santa Catarina estão inspirando projetos e já são referência para outros estados. “Em Canela temos muito o que avançar tratando-se de novos polos, como a inovação, por exemplo, para que possamos fortalecer a economia através de outros setores além do turismo. Por isso fomos buscar conhecimento em cidades referência, como são os casos de Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina, com o intuito de trazer estas experiências e propostas inovadoras para a nossa cidade”, frisa Melo, enfatizando que a missão a partir de agora será inovar, adaptado à realidade de Canela e região.

POLOS TECNOLÓGICOS

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups, Santa Catarina é o estado com maior proporção de empresas desse tipo no país: uma startup para cada 40 mil habitantes. Para o secretário David Keller “foi uma oportunidade de compartilhar o modelo de inovação catarinense e de aprender com um Estado referência em polos tecnológicos, incubadoras empresariais e parques tecnológicos”, afirmou David. Atualmente, Santa Catarina é reconhecida como polo tecnológico e a cada novo dia o ecossistema da tecnologia e inovação não para de crescer. Prova disso é que o setor representa, em média, 5.6% do PIB do Estado.

Last modified: 20/02/2019