Sonho de Natal impulsiona crescimento da economia

10/01/2019

Fotos: Serra Press/Rafael Cavalli e Cleiton Thiele

O 31º Sonho de Natal encerrou no último domingo (06), e o crescimento do evento já é comemorado pelo trade turístico de Canela. O crescimento na movimentação varia entre 10% e 80%, dependendo do setor econômico.

Um dos motivos do crescimento de público em Canela foi o maior investimento da Secretaria de Turismo no Sonho de Natal. Com isso, a Chegada do Papai Noel, as Paradinhas de Natal, o Desfile Mágico (produzido pelo Grupo Toll) e os espetáculos no Multipalco – incluindo a banda Paralamas do Sucesso, atraíram multidões, o que beneficiou o comércio da área central de Canela. “Com os espetáculos deste ano, o movimento cresceu 80% durante o Sonho de Natal”, afirma Rafael Lima, gerente da loja da Caracol Chocolates, localizada em frente à Catedral de Pedra. Rafael lista outro motivo para o crescimento do movimento: “Quem vêm a Canela são pessoas que querem paz. Tem lugar para estacionar e a espera nos restaurantes é menor”.

Um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha, o Parque Estadual do Caracol registrou um crescimento de 29,4% somente no mês de dezembro de 2018, considerado alta temporada turística. No período, foram 56.110 ingressos vendidos, contra 43.182 em igual período de 2017.

Próximo do parque, o Bondinhos Aéreos – que oferece uma vista extraordinária da Cascata do Caracol, registrou um aumento de 10% na movimentação de dezembro. “Foi o melhor mês de dezembro desde a abertura do empreendimento, em 2013”, comenta o gerente Mateus Scaini.

Outro parque que registrou crescimento de 10% em dezembro de 2018 na comparação com dezembro de 2017 foi o Mundo a Vapor. “Em relação ao perfil do público, identificamos um número maior de carros particulares e alugados, o que se revelou dentro do parque, com muitas famílias passeando e conhecendo nossas atrações”, afirma Caren Urbani, diretora de marketing do Mundo a Vapor.

Com os dados específicos do mês de dezembro em mãos, o Secretário Municipal da Fazenda Luciano Melo fala que “Dezembro tem sido o melhor mês do ano para a Fazenda Municipal. Tivemos uma arrecadação de R$ 14.171.818,50 milhões em 2017 e chegamos R$ 16.856.236,41 em 2018”.

Segundo Luciano Melo, a Prefeitura de Canela tem trabalhado para aumentar a receita própria do município, e eventos com o Sonho de Natal ajudam a aumentar a arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS), através do aumento de ocupação da rede hoteleira, e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o crescimento da venda do comércio e dos restaurantes. “Nosso orçamento para 2019 aumentou 15,3%, saindo de R$ 156,8 milhões para R$ 180,9 milhões”, resume Melo.

25_11_2018_31SonhodeNatal_Canela_RS – Chegada do Papai Noel. Foto Rafael Cavalli/SerraPress

Sobre o Sonho de Natal de Canela

O Parque Estadual do Caracol é o apresentador oficial do 31º Sonho de Natal de Canela. O evento conta com o patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Motormac, Área Eventos, Brocker Turismo, Grupo Sabemi e CVC.

O Sonho de Natal tem o apoio da Corsan, Mundo a Vapor, Tri Táxi Aéreo, Bondinhos Aéreos, Vinícola Jolimont, Churrascaria Garfo e Bombacha, Caracol Chocolates e Cervejaria do Farol. O apoio Institucional é do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Rek Parking, Câmara de Vereadores de Canela, Ministério Público do Estado do RS, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do RS e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O Agente Cultural é a 1ª Casa Produções. O 31º Sonho de Natal é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela e do Ministério da Cultura e promoção da Prefeitura Municipal de Canela. A direção artística e geral do evento é de Elias Rosa.

Last modified: 10/01/2019