Prefeitura lançou ITBI online: nova ferramenta estará disponível a partir de 2 de janeiro

14/12/2018

Uma nova e mais moderna ferramenta foi disponibilizada pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico para atender aos canelenses em processo de transferência de imóvel.O lançamento da novidade “ITBI online” aconteceu durante a tarde de quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores, com a participação de autoridades e representantes das imobiliárias, incorporadoras,construtoras, corretores, tabelionato e cartório.

O serviço será uma plataforma totalmente virtual, a qual o contribuinte não precisará mais se dirigir à Prefeitura para efetuar a solicitação, encaminhar os documentos e retirar a guia. O novo sistema funcionará através da internet, por meio de usuário e senha, os quais serão disponibilizados para aqueles que efetuarem o seu cadastro junto ao município.

“Essa é mais uma forma das pessoas pagarem tudo via internet e também tera independência de não precisar vir até a Prefeitura. As pessoas pagarão no sistema bancário e cartório terá acesso da conferência. Esta é uma soma que fará com que todos saiam ganhando”, afirma o Secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.

O novo serviço garante ganho de tempo e de dinheiro para o contribuinte. O ITBI online ainda facilitará a vida das pessoas que procuram o serviço todos os meses, evitando que os contribuintes venham a Prefeitura.

Conforme Luciano, cada transação que o contribuinte realiza referente ao imóvel, tanto novos quanto usados, deve ser regularizada. “Todas as pessoas que compram ou trocam de imóvel pagam por esta taxa.Agora, todo o trâmite poderá ser feito diretamente em um só local,além de ter disponível no cartório toda informação, documentação e encaminhamento necessário”, afirma.

Mais modernidade

Antes do lançamento web, o cidadão precisava fazer o seguinte percurso:ir à sede da prefeitura, solicitar o ITBI, voltar alguns dias depois, pegar a guia de pagamento, efetuá-lo em uma agência bancária e levar a guia paga ao cartório. Com a ferramenta online disponível o cidadão vai ao representante imobiliária/incorporadora/construtora que agiliza o processo e emmenos tempo já recebe a guia do ITBI.

“Estamos modernizando aos poucos a Secretaria da Fazenda, para tornar mais ágil, eficiente e eficaz para o atendimento ao contribuite. O ITBI online é uma ferramenta que a Prefeitura disponibilizará com o objetivo de melhorar o atendimento”., destacou o Secretário Luciano.

O prefeito Constantino Orsolin participou do lançamento e destacou que“esse projeto coloca o serviço público na linha moderna. Na medida em que um mecanismo tecnológico consegue suprir as necessidades, estamos nos colocando no nosso tempo atual”.

Treinamento

Durante o encontro, o consultor Diego Luís Grando da System (empresa financiadora do sistema de gestão) ministrou um treinamento para os profissionais que trabalharão com o ITBI online. O treinamento teve como foco principal a ferramenta desenvolvida pela System, que tem como objetivo facilitar e agilizar o procedimento de obtenção da guia de recolhimento de ITBI, imposto de transmissão de bens e imóveis.

Esta ferramenta foi desenvolvida para envio, análise e emissão da guia de forma online, facilitando este serviço para os contribuintes, que antes passava por todo um trâmite burocrático.

O que é ITBI?

O ITBI, é um Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis.

Para que ele serve?

Este é um tributo municipal que deve ser pago sempre na aquisição de um imóvel, e a oficialização do processo de compra e venda só pode ser feito após o pagamento deste imposto.

Last modified: 14/12/2018