Prefeitura Municipal de Canela

Prefeitura lançou ITBI online: nova ferramenta estará disponível a partir de 2 de janeiro

14/12/2018

Uma nova e mais moderna ferramenta foi disponibilizada pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico para atender aos canelenses em processo de transferência de imóvel.O lançamento da novidade “ITBI online” aconteceu durante a tarde de quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores, com a participação de autoridades e representantes das imobiliárias, incorporadoras,construtoras, corretores, tabelionato e cartório.

O serviço será uma plataforma totalmente virtual, a qual o contribuinte não precisará mais se dirigir à Prefeitura para efetuar a solicitação, encaminhar os documentos e retirar a guia. O novo sistema funcionará através da internet, por meio de usuário e senha, os quais serão disponibilizados para aqueles que efetuarem o seu cadastro junto ao município.

“Essa é mais uma forma das pessoas pagarem tudo via internet e também tera independência de não precisar vir até a Prefeitura. As pessoas pagarão no sistema bancário e cartório terá acesso da conferência. Esta é uma soma que fará com que todos saiam ganhando”, afirma o Secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.

O novo serviço garante ganho de tempo e de dinheiro para o contribuinte. O ITBI online ainda facilitará a vida das pessoas que procuram o serviço todos os meses, evitando que os contribuintes venham a Prefeitura.

Conforme Luciano, cada transação que o contribuinte realiza referente ao imóvel, tanto novos quanto usados, deve ser regularizada. “Todas as pessoas que compram ou trocam de imóvel pagam por esta taxa.Agora, todo o trâmite poderá ser feito diretamente em um só local,além de ter disponível no cartório toda informação, documentação e encaminhamento necessário”, afirma.

 Mais modernidade

Antes do lançamento web, o cidadão precisava fazer o seguinte percurso:ir à sede da prefeitura, solicitar o ITBI, voltar alguns dias depois, pegar a guia de pagamento, efetuá-lo em uma agência bancária e levar a guia paga ao cartório. Com a ferramenta online disponível o cidadão vai ao representante imobiliária/incorporadora/construtora que agiliza o processo e emmenos tempo já recebe a guia do ITBI.

“Estamos modernizando aos poucos a Secretaria da Fazenda, para tornar mais ágil, eficiente e eficaz para o atendimento ao contribuite. O ITBI online é uma ferramenta que a Prefeitura disponibilizará com o objetivo de melhorar o atendimento”., destacou o Secretário Luciano.

O prefeito Constantino Orsolin participou do lançamento e destacou que“esse projeto coloca o serviço público na linha moderna. Na medida em que um mecanismo tecnológico consegue suprir as necessidades, estamos nos colocando no nosso tempo atual”.

Treinamento

Durante o encontro, o consultor Diego Luís Grando da System (empresa financiadora do sistema de gestão) ministrou um treinamento para os profissionais que trabalharão com o ITBI online. O treinamento teve como foco principal a ferramenta desenvolvida pela System, que tem como objetivo facilitar e agilizar o procedimento de obtenção da guia de recolhimento de ITBI, imposto de transmissão de bens e imóveis.

Esta ferramenta foi desenvolvida para envio, análise e emissão da guia de forma online, facilitando este serviço para os contribuintes, que antes passava por todo um trâmite burocrático.

O que é ITBI?

O ITBI, é um Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis.

Para que ele serve?

Este é um tributo municipal que deve ser pago sempre na aquisição de um imóvel, e a oficialização do processo de compra e venda só pode ser feito após o pagamento deste imposto.

Last modified: 14/12/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support