Prefeitura Municipal de Canela

Jean Spall participa de assembleia de secretários de saúde sobre a crise

28/11/2018

O Secretário de Saúde de Canela, Jean Spall, participou da Assembleia Geral Extraordinária do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) na manhã de terça-feira (27). O encontro, que aconteceu no Foro Central de Porto Alegre, reuniu representantes de diversos municípios gaúchos e teve como pauta o atraso no repasse de recursos estaduais para a saúde, que tem causado a redução, suspensão e paralisação de serviços na área.

Jean destacou que “É um problema muito sério, pois a nossa população é quem sofre as consequências. Estamos fazendo o possível para manter os serviços funcionando, mas precisamos pressionar e cobrar”.

No final do encontro, foi redigida uma carta. Confira a seguir, o conteúdo.

CARTA DE ALERTA AO POVO GAÚCHO: IMINENTE COLAPSO NA SAÚDE PÚBLICA

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), reunido em assembleia geral extraordinária aos 27 dias do mês de novembro de 2018, torna pública esta carta de alerta à população gaúcha quanto ao desfinanciamento da saúde pública no estado do Rio Grande do Sul, devido à falta e atraso recorrente dos recursos da fonte estadual, que atualmente geram o endividamento do estado com os municípios e prestadores econsequentemente a desassistência na prestação de serviços à população nos municípios.

A interrupção e falta de regularidade das transferências de recursos estaduais para os municípios que ocorre desde 2014, causando o endividamento e a insolvência financeira dos municípios e prestadores, não apenas no âmbito da saúde.

A grave situação instalada resulta na paralisação, redução e suspensão de diferentes serviços de saúde nos municípios do RS, desde a atenção primária até os atendimentos hospitalares, sejam eles para atendimento a sua população ou para população referenciada de outros municípios que gera a desorganização do sistema e a dificuldade do atendimento no tempo certo, no equipamento de saúde adequado levando ao colapso o sistema de saúde gaúcho.

Diante destes fatos, o COSEMS/RS emite a presente manifestação, que visa alertar à população gaúcha do risco iminente de paralisação geral dos serviços de saúde no estado, como também pede o seu apoio em um movimento conjunto através dos conselhos municipais de saúde para que o governo do estado cumpra com a sua obrigação de fazer gestão tendo a saúde e o cuidado com as pessoas como prioridade em suas ações.

A falta de priorização das transferências para saúde, a ausência de garantia do cofinanciamento estadual e a inexistência de cronograma de pagamentos geram a sobrecarga de compromissos para os municípios e a desassistência para a população.

Sendo assim, o COSEMS/RS encaminha a presente carta de alerta ao Governador do Estado José Ivo Sartori e ao secretário estadual de saúde, Francisco Paz para manifestação, aos órgãos de controle e fiscalizadores para que tomem as providências cabíveis e à equipe de transição do Governador Eleito Eduardo Leite para ciência.

Por fim, o COSEMS/RS solicita ao Ministério Público Estadual o imediato movimento para abertura de uma ação civil pública contra o estado do Rio Grande do Sul e, para tanto, este Conselho de imediato desencadeia a formação de um gabinete de crise para levantar e consolidar as informações necessárias.

FONTE: Cosems Rio Grande do Sul

Last modified: 28/11/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support