Prefeito Constantino Orsolin assina protocolo para formalizar roteiro Caminhos de Caravaggio

12/11/2018

O pré-lançamento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio aconteceu durante cerimônia realizada na tarde do último sábado (10), na Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado. Na ocasião, o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, junto com os outros prefeitos representando os quatro municípios que também integram a rota, assinaram um protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro. O ato garante a formalização jurídica do roteiro e facilita a captação de recursos junto aos órgãos do Governo Federal para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio, que passará por cinco cidades da serra. “Parabéns aos secretários de Turismo envolvidos neste belo projeto, que vai unir religião, natureza, belas paisagens com caminhadas e cicloturismo. É um roteiro para recuperar valores que muitas vezes acabam perdidos na vida. Tenho convicção de que a mãe N. Sra. de Caravaggio vai ajudar no sucesso desta rota turística”, comentou o prefeito Constantino Orsolin.

Também estiveram presentes no ato os prefeitos de Gramado, João Alfredo Bertolucci; de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; de Farroupilha, Claiton Gonçalves; e de Caxias do Sul, Daniel Guerra. Com a assinatura do protocolo de intenções, a próxima ação será encaminhar um projeto de lei para as câmaras de vereadores de cada cidade para a aprovação do consórcio intermunicipal Caminhos de Caravaggio. O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, ressalta que já estão sendo realizadas reuniões com a comunidade para definir ações visando a operacionalização do roteiro no município. “O turismo religioso é um mercado em crescimento e Canela tem grande potencial para desenvolver este segmento”, projeta Ângelo. A expectativa é de que o roteiro Caminhos de Caravaggio seja lançado oficialmente no período de celebração em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio – no mês de maio do próximo ano.

A PROPOSTA DO ROTEIRO

O roteiro tem como objetivo ligar os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio localizados em Farroupilha e Canela, em um trajeto de quase 200 quilômetros que passa por cinco cidades da Serra (Caxias do Sul, Farroupilha, Canela, Gramado e Nova Petrópolis). O projeto visa aproximar duas tradicionais regiões turísticas, a da Uva e Vinho e a das Hortênsias, através do turismo religioso. O trajeto contempla, na sua maior parte, estradas do interior e algumas vias urbanas com lindas paisagens típicas da região. Pode ser realizado a pé ou de bicicleta, tendo duração de até sete dias.

Fotos: Rafael Zimmermann

Last modified: 12/11/2018