Prefeitura Municipal de Canela

Prefeito Constantino Orsolin assina protocolo para formalizar roteiro Caminhos de Caravaggio

12/11/2018

O pré-lançamento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio aconteceu durante cerimônia realizada na tarde do último sábado (10), na Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado. Na ocasião, o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, junto com os outros prefeitos representando os quatro municípios que também integram a rota, assinaram um protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro. O ato garante a formalização jurídica do roteiro e facilita a captação de recursos junto aos órgãos do Governo Federal para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio, que passará por cinco cidades da serra. “Parabéns aos secretários de Turismo envolvidos neste belo projeto, que vai unir religião, natureza, belas paisagens com caminhadas e cicloturismo. É um roteiro para recuperar valores que muitas vezes acabam perdidos na vida. Tenho convicção de que a mãe N. Sra. de Caravaggio vai ajudar no sucesso desta rota turística”, comentou o prefeito Constantino Orsolin.

Também estiveram presentes no ato os prefeitos de Gramado, João Alfredo Bertolucci; de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; de Farroupilha, Claiton Gonçalves; e de Caxias do Sul, Daniel Guerra. Com a assinatura do protocolo de intenções, a próxima ação será encaminhar um projeto de lei para as câmaras de vereadores de cada cidade para a aprovação do consórcio intermunicipal Caminhos de Caravaggio. O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, ressalta que já estão sendo realizadas reuniões com a comunidade para definir ações visando a operacionalização do roteiro no município. “O turismo religioso é um mercado em crescimento e Canela tem grande potencial para desenvolver este segmento”, projeta Ângelo. A expectativa é de que o roteiro Caminhos de Caravaggio seja lançado oficialmente no período de celebração em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio – no mês de maio do próximo ano.

A PROPOSTA DO ROTEIRO

O roteiro tem como objetivo ligar os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio localizados em Farroupilha e Canela, em um trajeto de quase 200 quilômetros que passa por cinco cidades da Serra (Caxias do Sul, Farroupilha, Canela, Gramado e Nova Petrópolis). O projeto visa aproximar duas tradicionais regiões turísticas, a da Uva e Vinho e a das Hortênsias, através do turismo religioso. O trajeto contempla, na sua maior parte, estradas do interior e algumas vias urbanas com lindas paisagens típicas da região. Pode ser realizado a pé ou de bicicleta, tendo duração de até sete dias.

Fotos: Rafael Zimmermann

Last modified: 12/11/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support