Assistência entrega camisetas ao Grupo de Capoeira

12/11/2018

Foto: Théo Reis

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela entregou no sábado (10), camisetas ao Grupo de Capeira Liberdade, que realiza atividades nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), dos bairros Canelinha e Santa Marta, além do Centro Social Padre Franco.

O ensino da capoeira nos Cras surgiu de uma necessidade de introduzir a cultura, esporte e lazer nas comunidades mais carentes e através da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, se utiliza uma grande oportunidade de integração entre diferentes componentes como, história, educação física e música. Este trabalho visa colocar de forma clara e objetiva, os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, noção tempo e espaço, além de disciplina e trabalho em grupo.
O Projeto de Capoeira é destinado a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de ambos os sexos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Busca desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, tentando mostrar que a prática da capoeira é um esporte saudável e propagando acultura da paz e não da violência.

O trabalho de capoeira é coordenado pelo professor Luis Carlos.

BATIZADO E TROCA DE CORDAS

Comemorando a Semana Afro em Canela, o Grupo de Capoeira Liberdade realiza no dia 17 de novembro, a partir, das 14h, o Batizado de cordas, na Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP.

A oficina de Capoeira nos CRAS está realizando o batizado e troca de corda, uma festa cultural onde se une todos os bairros atendidos. São crianças, jovens e adolescentes que receberão a sua Graduação de Capoeira, uma conquista depois de 12 meses de treino e dedicação a cultura.

Além disso acontece uma oficina ministrada pelo instrutor Luis Carlos (mano), onde se trabalha com mais alunos, a ética, valores, música brincadeira e resgate histórico.

14h – Curso de Toques de Berimbau co Mestre Chocolate

Local: Gazebo Cultural

16h – Berimbalada no centro da cidade

16h30 – Roda de Campeira na Igreja Matriz

20h – Sarau e apresentações na Gazebo Cultural

10h – Roda de Capeira na Igreja Matriz

14h – Batizado e troca de cordas na Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP. Entrada um produto de limpeza que será revertido para escola.

Last modified: 12/11/2018