Prefeitura Municipal de Canela

Assistência entrega camisetas ao Grupo de Capoeira

12/11/2018

Foto: Théo Reis

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela entregou no sábado (10), camisetas ao Grupo de Capeira Liberdade, que realiza atividades nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), dos bairros Canelinha e Santa Marta, além do Centro Social Padre Franco.

O ensino da capoeira nos Cras surgiu de uma necessidade de introduzir a cultura, esporte e lazer nas comunidades mais carentes e através da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, se utiliza uma grande oportunidade de integração entre diferentes componentes como, história, educação física e música. Este trabalho visa colocar de forma clara e objetiva, os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, noção tempo e espaço, além de disciplina e trabalho em grupo.
O Projeto de Capoeira é destinado a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de ambos os sexos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Busca desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, tentando mostrar que a prática da capoeira é um esporte saudável e propagando acultura da paz e não da violência.

O trabalho de capoeira é coordenado pelo professor Luis Carlos.

BATIZADO E TROCA DE CORDAS

Comemorando a Semana Afro em Canela, o Grupo de Capoeira Liberdade realiza no dia 17 de novembro, a partir, das 14h, o Batizado de cordas, na Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP.

A oficina de Capoeira nos CRAS está realizando o batizado e troca de corda, uma festa cultural onde se une todos os bairros atendidos. São crianças, jovens e adolescentes que receberão a sua Graduação de Capoeira, uma conquista depois de 12 meses de treino e dedicação a cultura.

Além disso acontece uma oficina ministrada pelo instrutor Luis Carlos (mano), onde se trabalha com mais alunos, a ética, valores, música brincadeira e resgate histórico.

Programação

17/11

14h – Curso de Toques de Berimbau co Mestre Chocolate

Local: Gazebo Cultural

16h – Berimbalada no centro da cidade

16h30 – Roda de Campeira na Igreja Matriz

20h – Sarau e apresentações na Gazebo Cultural

18/11

10h – Roda de Capeira na Igreja Matriz

14h – Batizado e troca de cordas na Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP. Entrada um produto de limpeza que será revertido para escola.

Last modified: 12/11/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support