Prefeitura Municipal de Canela

Prefeitura inaugura escola de Educação Infantil

12/11/2018

Fotos: Eduardo Idalino

O bairro Eugênio Ferreira conta com uma nova escola de educação infantil. No final da tarde de sexta-feira (10), a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Diva Pedroso da Cunha. A cerimônia que marcou a entrega da escola em novo endereço (rua São João, 150) contou com a presença de alunos, professores, comunidade e autoridades. “ Estamos entregando aos canelenses a terceira escola de educação infantil, e é sempre um momento especial porque estamos investindo no futuro e na formação das nossas crianças”, destacou o Prefeito Constantino Orsolin.

A Banda Marcial da Escola Severino Travi foi quem aninou a abertura.

O EDUCANDÁRIO

A Escola Infantil Professora Diva Pedroso da Cunha, foi fundada em 05 de agosto de 1993 e em 2018, está completando 25 anos.

O quadro de funcionários é composto por oito professores, uma atendente social, uma estagiária, três auxiliares de serviços gerais e uma secretária, tendo como diretora a Professora Neli Maria Vitancourt.

A instituição atende no momento quatro turmas: Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II, totalizando 62 crianças.

Os principais projetos são DTG, alimentação saudável, maleta viajante, meio ambiente e reciclagem, que tem como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica voltada as reais necessidades dos educandos, resgatando valores, ética, respeito com o ser humano e com a natureza.

Neste ano, se iniciou o projeto de um aplicativo no celular dos pais dos alunos, uma Agenda Eletrônica onde eles acompanham o dia-a-dia de seu filho pelo celular.

Para marcar a inauguração o DTG realizou uma apresentação na solenidade de inauguração.

A ex-aluno Isadora Leite de Macedo também falou da emoção de participar daquele momento.

 

HOMENAGEM AS EX-DIRETORAS

A diretora Neli Maria Vitancourt entregou as ex-diretoras da instituição flores para agradecer o empenho e dedicação das professoras. As homenageadas foram: Marisa do Nascimento, Margarete Bohrer, Maria Jucelaine Bassualdo, Cledir Soares, Jaqueline Faes Barreto, Nádia Pereira e Vanessa Weber.

Neli aproveitou a oportunidade e também entregou a equipe da escola uma foto de toda a equipe.

A HOMENAGEADA

Diva Pedroso da Cunha nasceu dia 24 de abril de 1948, na antiga Vila Magri, hoje Ruy Cunha nº70, onde vive por 42 anos. Diva era filha de Jovelina Pedroso e de Ruy Aristides da Cunha.

Formou-se no curso primário pelo Grupo Escolar João Corrêa, em 1963; no curso ginasial, no Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora; e, em 1967, concluiu o magistério pela Escola Danton Corrêa da Silva.

Lecionou nas escolas municipais João Alfredo Corrêa Pinto, D. Pedro II, Luiz Antônio Dalbém, hoje Escola Estadual Zeferino José Lopes e Santa Terezinha, nos antigos grupos escolares, trabalhou no Adalberto Wortmann, Olaria Velha, Luiz Corrêa. Na Escola Cenecista Cidade das Hortênsias, foi professora das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Educação Física, Educação Artística e Ensino Religioso, sendo coordenadora do ensino Religioso e regente do Coral da Escola.

Diva acumulou os certificados de Pedagogia Religiosa, curso de Atualização de Ensino Religioso, pela Secretaria de Educação e Cultura; curso de dificuldade da Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Contabéis e Administrativas de Taquara, Treinamento de Educação Física para professores de 1ª a 4ª séries, pela Delegacia de Educação e curso de aperfeiçoamento de diretores de escolas de 1º grau pela Universidade de Caxias do Sul.

Diva faleceu em 14 de dezembro de 1992.

A família da professora, seu irmão Nelson José Pedroso, cunhada Marina e sobrinha Rui participaram da inauguração e entregaram

A NOVA ESCOLA

A construção do novo prédio da Tia Diva iniciou em 2012 e foi entregue a comunidade escolar recentemente, contando, no pavimento superior, com: recepção, secretaria, lavabo (com acessibilidade para portadores de necessidades especiais), sanitários masculinos e femininos, cozinha, lavanderia , despensa, refeitório e sala multiuso, berçários 1 e 2, lactário, fraldário, solário, pré-escolas 1 e 2, maternal 1 e 2 e sala de atendimento. No subsolo, sala de atividades múltiplas, copa-cozinha, sanitários masculinos e femininos, lavabo (acessibilidade para portadores de necessidades especiais) e estacionamento. Investimento de aproximadamente 820 mil.

Last modified: 12/11/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support