Canela recebeu Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo

10/11/2018

Em plena ascensão no cenário turístico nacional, a cidade de Canela recebeu entre quinta e sexta-feira (dias 8 e 9), a 6ª reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O evento, realizado no Hotel Klein Ville, teve apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela, reunindo lideranças do trade representando todas as regiões do País. Na ocasião, Hugo Ricardo Paiva Veiga, representante do estado do Maranhão, foi homologado como o novo presidente do Fornatur.

A pauta do encontro realizado em Canela girou em torno da descentralização dos recursos para a promoção dos destinos turísticos e possíveis critérios de distribuição – como a base da média ponderada do cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) em cada unidade da federação. Foram discutidas, ainda, a revisão do Plano Nacional de Turismo, a renovação da Frente Parlamentar de Turismo no Congresso Nacional a partir do próximo ano e o pleito de recursos para executar ações de governança regional no âmbito do Programa de Regionalização de Turismo (PRT) do MTur.

HOMENAGENS NO EVENTO

Anfitriões do encontro, o prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, deram as boas vindas aos convidados. “É uma honra recebermos Secretários de Turismo de todo o Brasil aqui na nossa cidade e podermos divulgar os atrativos e o potencial turístico de Canela”, comentou o prefeito Constantino Orsolin.

Na oportunidade, o secretário de Turismo do estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, presidente de honra do Fornatur, homenageou o prefeito Constantino Orsolin, o secretário Ângelo Sanches e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, com livros que abordam a história e o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

TOUR PELOS ATRATIVOS DE CANELA

Para fechar o evento, a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela, com o apoio da Brocker Viagens, proporcionou aos participantes do fórum um tour pela cidade. A bordo do Bustour, os convidados visitaram o Bondinhos Aéreos Parques da Serra, o Mundo a Vapor, o Museu do Automóvel de Canela, a Vinícola Jolimont e o Castelinho Caracol. “São lideranças do trade turístico que irão propagar todas as experiências vivenciadas aqui em Canela”, projeta o secretário Ângelo Sanches.

Fotos: Rafael Zimmermann e Taís Berti

Last modified: 10/11/2018