Prefeito assina contrato para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Canela

09/11/2018

Fotos: Rita Souza

O Prefeito Constantino Orsolin, assinou nesta sexta-feira (9), contrato com a empresa PróCidades Consultoria em Planejamento Urbano S/S, vencedora do processo licitatório para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Canela. O ato foi realizado na sala de reuniões da prefeitura e o chefe do executivo destacou que este trabalho será uma importante ferramenta de planejamento e gestão, estando voltada a integrar os diferentes modos de transportes e melhorias da mobilidade no município.

A empresa é especializada no desenvolvimento de planos e projetos na área de planejamento urbano e regional, oferece soluções integradas em arquitetura e engenharia.
Na ocasião, a diretora técnica e arquiteta da empresa, Ida Maria Helena Bianchi, informou que o plano a ser implantado no município terá ações de médio e longo prazo. “Trabalharemos fazendo uma análise no município, estudando e conhecendo a fundo o acervo que a cidade possui, Canela é uma cidade turística e o fluxo é sempre intenso o ano todo. A mobilidade urbana tem suas áreas fundamentais, considerando que a população é local e flutuante (turistas). O que articula uma cidade é o sistema viário, uma acessibilidade com qualidade é o que vai orientar a mobilidade urbana”, acrescenta.
O prefeito Constantino ressaltou que esse projeto está se desenvolvendo em função das dificuldades que o município sofre em relação à mobilidade urbana. “Esse trabalho terá qualidade técnica sobre a mobilidade urbana do município é será extremamente significativa, pois busca soluções para algumas adequações que ainda devem ser trabalhadas” frisou.

Entre outros aspectos, o plano deverá contemplar a acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita, áreas de estacionamento; áreas e horários de acesso restrito; circulação viária; distribuição de bens, cargas e descargas; infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; mobilidade no espaço público, de pessoas e mercadorias; polos geradores de tráfego; serviços de transporte coletivo; sistemática de avaliação, revisão e atualização do Plano de Mobilidade Urbana; táxis, transporte escolar e fretamento.
A proposta da empresa vencedora da licitação foi de R$ 83.6000,00 e o município atende, desta forma, o que dispõe a Lei Federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O trabalho tem 180 dias para sua conclusão e já na próxima semana a empresa estará em Canela realizando pesquisa de tráfego.

Estágios do Plano de Mobilidade Urbana.
1ª Etapa:
Pesquisas e levantamentos
Conhecimento da realidade local

2ª Etapa:
Elaboração do Diagnóstico e prognóstico

3ª Etapa
Elaboração de prognóstico e alternativas
Concepção de Propostas

4ª Etapa
Conclusão sobre as propostas e escolha
Detalhamento da proposta

5ª Etapa: