Prefeitura Municipal de Canela

Prefeito assina contrato para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Canela

09/11/2018

Fotos: Rita Souza

O Prefeito Constantino Orsolin, assinou nesta sexta-feira (9), contrato com a empresa PróCidades Consultoria em Planejamento Urbano S/S, vencedora do processo licitatório para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Canela. O ato foi realizado na sala de reuniões da prefeitura e o chefe do executivo destacou que este trabalho será uma importante ferramenta de planejamento e gestão, estando voltada a integrar os diferentes modos de transportes e melhorias da mobilidade no município.

A empresa é especializada no desenvolvimento de planos e projetos na área de planejamento urbano e regional, oferece soluções integradas em arquitetura e engenharia.
Na ocasião, a diretora técnica e arquiteta da empresa, Ida Maria Helena Bianchi, informou que o plano a ser implantado no município terá ações de médio e longo prazo. “Trabalharemos fazendo uma análise no município, estudando e conhecendo a fundo o acervo que a cidade possui, Canela é uma cidade turística e o fluxo é sempre intenso o ano todo. A mobilidade urbana tem suas áreas fundamentais, considerando que a população é local e flutuante (turistas). O que articula uma cidade é o sistema viário, uma acessibilidade com qualidade é o que vai orientar a mobilidade urbana”, acrescenta.
O prefeito Constantino ressaltou que esse projeto está se desenvolvendo em função das dificuldades que o município sofre em relação à mobilidade urbana. “Esse trabalho terá qualidade técnica sobre a mobilidade urbana do município é será extremamente significativa, pois busca soluções para algumas adequações que ainda devem ser trabalhadas” frisou.

Entre outros aspectos, o plano deverá contemplar a acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita, áreas de estacionamento; áreas e horários de acesso restrito; circulação viária; distribuição de bens, cargas e descargas; infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; mobilidade no espaço público, de pessoas e mercadorias; polos geradores de tráfego; serviços de transporte coletivo; sistemática de avaliação, revisão e atualização do Plano de Mobilidade Urbana; táxis, transporte escolar e fretamento.
A proposta da empresa vencedora da licitação foi de R$ 83.6000,00 e o município atende, desta forma, o que dispõe a Lei Federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O trabalho tem 180 dias para sua conclusão e já na próxima semana a empresa estará em Canela realizando pesquisa de tráfego.

Estágios do Plano de Mobilidade Urbana.
1ª Etapa:
Pesquisas e levantamentos
Conhecimento da realidade local

2ª Etapa:
Elaboração do Diagnóstico e prognóstico

3ª Etapa
Elaboração de prognóstico e alternativas
Concepção de Propostas
Audiência Pública

4ª Etapa
Conclusão sobre as propostas e escolha
Detalhamento da proposta

5ª Etapa:
Consolidação do Plano e elaboração da Minuta de Projeto de Lei e Audiência Pública

Last modified: 09/11/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support