Escola Zeferino José Lopes: o aprendizado vai além do muro escolar

23/10/2018

Escolas inovadoras quebram muros (reais e invisíveis), dão voz aos estudantes, querem os pais e a comunidade por perto, repassam responsabilidades aos pequenos e adolescentes e dão importância ao pensar e ao argumentar em vez da repetição e exposição de conteúdo. Nessas escolas, o professor desce do tablado para mediar os alunos na construção do conhecimento e a brincadeira se torna a melhor forma de aprender para a vida.
Assim é uma das escolas do interior, a Zeferino José Lopes, localizada no Morro Calçado e que conta com 44 alunos, do pré ao novo ano, que tem como diretora Adriana Maria Selau, que está a frente da instituição a quatro anos.
No local os estudantes se sentem em casa, num ambiente rodeado de flores, folhagens e brinquedos pedagógicos que auxiliam no aprendizado.

QUADRA DE ESPORTE
A instituição é a primeira localizada no interior a receber uma quadra poliesportiva que já é utilizada pelos alunos, apenas de ainda faltar alguns detalhes para sua conclusão. O investimento da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer foi de R$ 162.748,69.

PARCERIA COM A COMUNIDADE
A comunidade escolar está sempre pronta em ajudar a instituição, exemplo disse foi a construção de um rall de lazer, onde um galeto foi comercializado pelo CPM e todo o recurso investido nesse local. “Os pais são muito parceiros, somos uma grande família, sempre um ajudando o outro” conta orgulhosa a diretora.

ESTUFA CONSTRUÍDA COM RECURSOS DO SICREDI

A escola também foi contemplada com o valor de R$ 5.000,00, em 2017 com recurso do Fundo Social Sicredi, para o projeto “ALECRIM, alegria de viver”. Através do projeto, a escola construiu uma estufa para o cultivo de plantas medicinais e hortaliças para sensibilizar e mobilizar os estudantes na produção de produtos orgânicos.
“Através do projeto despertamos nos alunos o desejo de continuar no meio rural, porque hoje a maioria das famílias trabalha no centro da cidade e notamos que algumas propriedades não possuem muito plantio” o que poderia contribuir para o sustento da mesma, destaca a diretora Adriana Maria Selau.

ADRIANA NA CAMPANHA DAS ASSEMBLEIAS 2019 DA SICREDI

A Cooperativa Sicredi lançou uma campanha que vai utilizar associados de várias regiões do país, que representam os diferentes públicos e frentes de atuação do Sicredi. A agência de Canela contou a história da Adriana Selau, uma associada que representa um público ativo nas tomadas de decisão da cooperativa, retrata ainda o público feminino e também a Bandeira Social do Sicredi Pioneira RS, que é a Educação, já que é diretora de escola.
A canelense foi a eleita da região Sul e fará a campanha das Assembleia 2019 da Sicredi, em anúncios, vídeos e outros materiais gráficos. A equipe de comunicação e marketing esteve na Escola Zeferino recentemente e todo o material já foi captado.

Last modified: 23/10/2018