Prefeitura Municipal de Canela

Escola Zeferino José Lopes: o aprendizado vai além do muro escolar

23/10/2018

Escolas inovadoras quebram muros (reais e invisíveis), dão voz aos estudantes, querem os pais e a comunidade por perto, repassam responsabilidades aos pequenos e adolescentes e dão importância ao pensar e ao argumentar em vez da repetição e exposição de conteúdo. Nessas escolas, o professor desce do tablado para mediar os alunos na construção do conhecimento e a brincadeira se torna a melhor forma de aprender para a vida.
Assim é uma das escolas do interior, a Zeferino José Lopes, localizada no Morro Calçado e que conta com 44 alunos, do pré ao novo ano, que tem como diretora Adriana Maria Selau, que está a frente da instituição a quatro anos.
No local os estudantes se sentem em casa, num ambiente rodeado de flores, folhagens e brinquedos pedagógicos que auxiliam no aprendizado.

QUADRA DE ESPORTE
A instituição é a primeira localizada no interior a receber uma quadra poliesportiva que já é utilizada pelos alunos, apenas de ainda faltar alguns detalhes para sua conclusão. O investimento da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer foi de R$ 162.748,69.


PARCERIA COM A COMUNIDADE
A comunidade escolar está sempre pronta em ajudar a instituição, exemplo disse foi a construção de um rall de lazer, onde um galeto foi comercializado pelo CPM e todo o recurso investido nesse local. “Os pais são muito parceiros, somos uma grande família, sempre um ajudando o outro” conta orgulhosa a diretora.


ESTUFA CONSTRUÍDA COM RECURSOS DO SICREDI

A escola também foi contemplada com o valor de R$ 5.000,00, em 2017 com recurso do Fundo Social Sicredi, para o projeto “ALECRIM, alegria de viver”. Através do projeto, a escola construiu uma estufa para o cultivo de plantas medicinais e hortaliças para sensibilizar e mobilizar os estudantes na produção de produtos orgânicos.
“Através do projeto despertamos nos alunos o desejo de continuar no meio rural, porque hoje a maioria das famílias trabalha no centro da cidade e notamos que algumas propriedades não possuem muito plantio” o que poderia contribuir para o sustento da mesma, destaca a diretora Adriana Maria Selau.


ADRIANA NA CAMPANHA DAS ASSEMBLEIAS 2019 DA SICREDI

A Cooperativa Sicredi lançou uma campanha que vai utilizar associados de várias regiões do país, que representam os diferentes públicos e frentes de atuação do Sicredi. A agência de Canela contou a história da Adriana Selau, uma associada que representa um público ativo nas tomadas de decisão da cooperativa, retrata ainda o público feminino e também a Bandeira Social do Sicredi Pioneira RS, que é a Educação, já que é diretora de escola.
A canelense foi a eleita da região Sul e fará a campanha das Assembleia 2019 da Sicredi, em anúncios, vídeos e outros materiais gráficos. A equipe de comunicação e marketing esteve na Escola Zeferino recentemente e todo o material já foi captado.

Last modified: 23/10/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support