Prefeitura Municipal de Canela

SAE – Serviço de Atenção Especializado para tratamento de doenças transmissíveis

03/10/2018

Canela é referência na região no que refere-se a atendimentos de saúde relacionados a doenças transmissíveis como HIV, sífilis, hepatites e tuberculose. Isso porque desde 2015 o município conta com o SAE – Serviço de Atendimento Especializado, que busca promover a equidade e o acesso ao aconselhamento, testagem, diagnóstico, tratamento, informação e prevenção de doenças transmissíveis junto à população. “Melhorar a qualidade de vida dos pacientes através de um tratamento adequado, diminuir as transmissões por meio de diagnósticos precoces, sempre respeitando os direitos humanos e o sigilo dos usuários dos serviços. Esses são alguns dos objetivos do trabalho desenvolvido pela nossa equipe”, explica a enfermeira do SAE, Marta Vaccari Batista.

O SAE é responsável pelo atendimento de pacientes da micro-região que engloba os seguintes municípios: Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Linha Nova e Picada Café. A escolha de Canela para abrigar a sede do SAE ocorreu em virtude do alto número de casos de doenças transmissíveis na região, fortalecendo assim a descentralização do serviço que até 2015 era prestado somente na cidade de Caxias do Sul. “Isso prejudicava muitos pacientes, que acabavam desistindo do tratamento em função da dificuldade de deslocamento”, recorda Marta. A enfermeira do SAE destaca que todas as Unidades Básicas de Saúde do município oferecem testes rápidos para diagnósticos de doenças transmissíveis, de forma segura e sigilosa. “E os tratamentos estão disponíveis pelo SUS e também por convênios. Precisamos vencer a barreira do preconceito, pois todos possuem direito a uma vida sem estigmas ou rótulos”, afirma Marta Batista.

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE

Para comemorar os três anos de atividades do SAE em Canela, recentemente foi realizada no Grande Hotel Canela uma capacitação para profissionais da região, contando com cerca de 40 participantes entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e dentistas. Na ocasião, o médico infectologista Dr. Rafael Aguiar Maciel – mestre em Ciências Médicas pela UFRGS e gerente científico do Laboratório GSK, ministrou uma palestra sobre o tema: ‘A equipe multifuncional no contexto do cuidado com as pessoas vivendo com HIV e Aids’. “Foram abordados os indicadores de saúde referentes ao HIV, além de atualizações sobre os novos tratamentos”, revela Marta.

Foto: Eduardo Idalino

A equipe do SAE de Canela conta com seis profissionais especializados em áreas distintas: médico clínico, pneumologista, enfermeira, farmacêutico, psicóloga e um auxiliar administrativo. O secretário de Saúde, Jean Spall, fala sobre a importância do serviço prestado à população. “Somos referência na região neste segmento, atendendo canelenses e também moradores de outros municípios que buscam o serviço aqui em nossa cidade. Ressaltamos a importância da continuidade no tratamento por parte dos pacientes, bem como o amplo trabalho desenvolvido visando a prevenção”, comentou Jean. O SAE Canela funciona junto a Unidade de Saúde Central que fica localizada na Rua Teixeira Soares, nº 340. Mais informações pelo telefone (54) 3282-4066.

Last modified: 03/10/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support