Prefeitura Municipal de Canela

Semana do Idoso com diversas atividades para a terceira idade

24/09/2018

Fotos: Rita Souza

Uma programação diferenciada foi elaborada pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação para a Semana do Idoso que iniciou no sábado (22) e prossegue até domingo (29).

A apresentação do Coral do Programa UCS Sênior Hortênsias abrilhantou a abertura do evento, realizado no auditório da COOPEC e que contou com a participação de convidados e autoridades.

Gema Canali compôs a poesia “Devaneios” a apresentou aos participantes numa homenagem a primavera.

A Secretária de Assistência Andressa Conceição, a Mana destacou que as ações têm como objetivo principal trazer para discussão a importância do envelhecimento com qualidade e dignidade para a pessoa idosa e mostrar que Canela possui atividades para esse público. “Gostaria de convidar os idosos a participar da nossa programação, pois eles são pessoas importantes, detentores de sabedoria e experiência e merecem viver em uma vida digna”.

A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Rosângela Mello dos Santos conta que o evento possui uma boa receptividade entre os participantes. “Eles gostam de interagir e encontrar os amigos. Essa vontade de estar presente reflete a mudança de compreensão do próprio idoso e da sociedade sobre o processo de envelhecimento”, diz.

O Prefeito Constantino Orsolin agradeceu ao público da melhor idade por cuidar de nossas famílias. “Tenho um respeito enorme por todos. Vocês fazem parte da história da nossa cidade, e muito mais, queremos fazer pelo bem-estar de vocês”, disse.

CARTILHA DO IDOSO

Na solenidade de abertura, também foi lançada a Cartilha do Idoso, que trata dos direitos e deveres das pessoas da terceira idade previstos na Constituição e no Estatuto do Idoso.

A Administração Municipal considera a cartilha uma importante ferramenta para o idoso melhorar sua autonomia e condição de vida. Através das informações que ela contém, eles vão conhecer seus direitos para saber como agir no seu cotidiano”, comentou o prefeito.

REI E RAINHA DA LONGEVIDADE

O casal Pedro Garcia, 65 anos e Verônica Cardoso, 61 anos foram os eleitos pelos participantes do Centro de Convivência do Idoso o rei e rainha da longevidade.

DEMAIS ATIVIDADES

Encerrando a programação de abertura os alunos da Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP Samuel e Marcos cantaram algumas músicas tradicionalistas aos presentes.

No domingo (23), uma missa celebrada na Catedral de Pedra e atividades físicas na Praça João Corrêa marcou as comemorações do final de semana.

Programação

24/09 – Segunda-feira

14h – Lanche especial

Salão da Igreja Evangélica São João de Canela. Rua Ernesto Dorneles, 522.

25/09 – Terça-feira

14h – Palestra com o Fisioterapeuta Diego Santos e com a Assistente Social Larissa Bortolli

Apresentação crianças do CRAS

Local: CRAS Canelinha

26/09 – Quarta-feira

14h – Palestra: “Os direitos e deveres dos idosos”, com a Promotora de Justiça, Dra. Vera Melate Corino

Bingo

Local: Pastoral do Idoso (ao lado da Catedral de Pedra)

15h30 – Apresentação de capoeira das crianças dos CRAS de Canela

Local: Oásis Santa Ângela

27/09 – Quinta-feira

14h – Palestra com o Fisioterapeuta Diego Santos e com a Assistente Social Larissa Bortolli

Apresentação crianças do CRAS

Local: CRAS Santa Marta

28/09 – Sexta-feira

10h30min – Saída do transporte do Centro de Convivência

11h30 – Almoço comunitário com baile

Cada participante deverá levar um prato salgado ou doce

Local: Sede da Linha São Paulo

29/09 – Sábado

14h – Desfile com participação dos idosos, banda marcial da cidade e grupos de apoio aos idosos

Local: saída em frente a Catedral de Pedra até a Praça João Corrêa

15h – Baile de encerramento na Sede do Bairro Leodoro de Azevedo

 

Last modified: 24/09/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support