Semana do Idoso com diversas atividades para a terceira idade

24/09/2018

Fotos: Rita Souza

Uma programação diferenciada foi elaborada pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação para a Semana do Idoso que iniciou no sábado (22) e prossegue até domingo (29).

A apresentação do Coral do Programa UCS Sênior Hortênsias abrilhantou a abertura do evento, realizado no auditório da COOPEC e que contou com a participação de convidados e autoridades.

Gema Canali compôs a poesia “Devaneios” a apresentou aos participantes numa homenagem a primavera.

A Secretária de Assistência Andressa Conceição, a Mana destacou que as ações têm como objetivo principal trazer para discussão a importância do envelhecimento com qualidade e dignidade para a pessoa idosa e mostrar que Canela possui atividades para esse público. “Gostaria de convidar os idosos a participar da nossa programação, pois eles são pessoas importantes, detentores de sabedoria e experiência e merecem viver em uma vida digna”.

A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Rosângela Mello dos Santos conta que o evento possui uma boa receptividade entre os participantes. “Eles gostam de interagir e encontrar os amigos. Essa vontade de estar presente reflete a mudança de compreensão do próprio idoso e da sociedade sobre o processo de envelhecimento”, diz.

O Prefeito Constantino Orsolin agradeceu ao público da melhor idade por cuidar de nossas famílias. “Tenho um respeito enorme por todos. Vocês fazem parte da história da nossa cidade, e muito mais, queremos fazer pelo bem-estar de vocês”, disse.

CARTILHA DO IDOSO

Na solenidade de abertura, também foi lançada a Cartilha do Idoso, que trata dos direitos e deveres das pessoas da terceira idade previstos na Constituição e no Estatuto do Idoso.

A Administração Municipal considera a cartilha uma importante ferramenta para o idoso melhorar sua autonomia e condição de vida. Através das informações que ela contém, eles vão conhecer seus direitos para saber como agir no seu cotidiano”, comentou o prefeito.

REI E RAINHA DA LONGEVIDADE

O casal Pedro Garcia, 65 anos e Verônica Cardoso, 61 anos foram os eleitos pelos participantes do Centro de Convivência do Idoso o rei e rainha da longevidade.

DEMAIS ATIVIDADES

Encerrando a programação de abertura os alunos da Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP Samuel e Marcos cantaram algumas músicas tradicionalistas aos presentes.

No domingo (23), uma missa celebrada na Catedral de Pedra e atividades físicas na Praça João Corrêa marcou as comemorações do final de semana.

24/09 – Segunda-feira

14h – Lanche especial

Salão da Igreja Evangélica São João de Canela. Rua Ernesto Dorneles, 522.

25/09 – Terça-feira

14h – Palestra com o Fisioterapeuta Diego Santos e com a Assistente Social Larissa Bortolli

Apresentação crianças do CRAS

Local: CRAS Canelinha