Prefeitura Municipal de Canela

Secretaria de Educação inaugura Escola Municipal Adriana Spall Wingert

15/09/2018

Fotos: Rita Souza

Na tarde de sexta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realizou a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Adriana Spall Wingert.

A instituição localizada no bairro Sesi faz parte de um novo modelo de gestão compartilhada entre a Prefeitura e a Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais – ADPECS.

A escola iniciou suas atividades no dia 13 de agosto, atendendo 75 crianças, atualmente estão em fase de adaptação mais 75 e em breve mais 50 serão chamadas, totalizando 200 crianças atendidas. A escola possui 10 salas de aula amplas e bem arejadas e a equipe que compõe o quadro de profissionais tem dez professores, 24 estagiários, três merendeiras, dois auxiliares de serviços gerais, uma coordenadora administrativa, sob a direção de Luciângela Brito.

O diretor da ADPECS Leandro Lamezon, explicou que a associação já trabalha em quatro municípios e atende aproximadamente mil crianças. “Trabalhamos com educação, pois acreditamos que através dela podemos mudar este país”.

Lamezon ponderou que a associação atua com dedicação e nestes 30 dias em Canela, os profissionais que atendem na escola já se tornaram uma família e que os pais podem ficar tranquilos “está família cuidará de seus filhos com todo o amor e cuidado”.

A diretora Luciângela Brito agradeceu a presença de todos e disse que “essa conquista é importante para todos para os pais, as mães e principalmente para as crianças, que tem um local adequado para ficar enquanto seus pais trabalham”.

O Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner disse que para esta inauguração foram convidados os ex vice-prefeitos e prefeitos pois a administração entende que a história da cidade não começou agora, ela iniciou lá atrás. “Esse gesto significa que queremos pacificar a cidade, não só no discurso, pois o trabalho iniciou no passado e precisa ser levado adiante”.

Tolão contou que a família Sartori também é responsável pela inauguração, pois a prefeitura não gastou com a construção do prédio, a parceria iniciou numa conversa dele, do Kiko Sartori e do Prefeito Constantino. “Não tínhamos dinheiro para a reforma do prédio e mesmo antes de assinarmos o contrato, a obra estava praticamente pronta”, frisou. O Secretário agradeceu em público o empenho do empresário “A tua participação foi fundamental e se essa escola existe hoje, ela se deva ao teu compromisso com Canela”.

O Prefeito Constantino Orsolin iniciou o discurso relatando a sua felicidade com a inauguração. “Se no Brasil toda semana se abrisse uma escola não se precisaria tantos presídios. A felicidade do administrador que é professor é ver a abertura de uma escola”, comentou.

O chefe do executivo disse que em sua administração foram abertas mais de 500 vagas na educação infantil, em breve se inaugurará a nova EMEI Diva Pedroso da Cunha que será mais vagas. “Queremos até o final de 2018 zerar a fila de espera para em 2019 se iniciar o turno integral dos primeiros anos, em todas as escolas municipais”.

Para finalizar, Constantino disse que “asfaltar ruas e construir calçadas é bom, mas investir em educação e saúde é fundamental”.

Para finalizar a solenidade de inauguração aconteceu a apresentação do DTG Pequenos Fandangueiros da Escola Municipal Eva Alzira Bianchi.

Homenagem a Professora Adriana Spall Wingert

Na inauguração a família de Adriana Spall Wingert (homenageada com o nome da escola), se emocionou em diversos momentos da solenidade. Ela era natural de Canela, nasceu em 25 de novembro de 1970, no Hospital de Caridade de Canela, filha de João Carlos Spall Netto e Lúcia Monteiro Spall. Formada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul iniciou suas atividades na Prefeitura em 19 de julho de 1993. Casou-se com Arildo Sérgio Tomasi Wingert em 30 de maio de 1997, com quem teve as duas filhas, Laura Spall Wingert e Diana Spall Wingert.

O Secretário Tolão em seu pronunciamento se emocionou ao lembrar da homenageada a qual foi colega de trabalho na antiga empresa Artefina.

Luciângela, diretora da nova escola, reforçou as palavras do diretor Leandro Lamezon, que comentou com a memória de Adriana será cultivada em toda a trajetória da instituição.

A diretora e professoras entregaram a mãe de Adriana, Dona Lúcia e as filhas Laura e Diana com quadro com a foto de Adriana, obra da professora e artista Vanusca que tem o nome artístico Concá.

Last modified: 15/09/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support