Prefeitura Municipal de Canela

Canela é selecionada no Programa Avançar e terá mais 45 ruas pavimentadas

13/09/2018

O trabalho insistente do Poder Executivo de Canela, liderado pelo prefeito Constantino Orsolin, juntamente com o secretário Adjunto de Governança, Planejamento e Gestão, Germano Junges, participando de diversas reuniões e audiências com líderes políticos na Capital Federal, está rendendo resultados extremamente positivos para o desenvolvimento do município. Na última terça-feira (11), foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria Nº 575, confirmando que Canela está entre os municípios selecionados no Programa Avançar, do Ministério das Cidades, sendo contemplado com o financiamento de R$ 14.079.460,17 (quatorze milhões, setenta e nove mil, quatrocentos e sessenta reais com dezessete centavos) para a pavimentação de mais 45 ruas.

A contrapartida do município será de R$ 741.024,23, representando 5% do valor total da obra. A Caixa Econômica Federal será o agente financeiro do empréstimo e a expectativa é de que as obras iniciem já no primeiro semestre de 2019 após a realização de todos os processos administrativos e burocráticos. “Esta conquista é um marco para Canela, que está vivendo um momento diferenciado e próspero em comparação com a maioria dos municípios do Estado e do País. Serão centenas de famílias beneficiadas que terão mais qualidade de vida, conforto e segurança, tendo seus patrimônios ainda mais valorizados. Obrigado por acreditarem nesta Administração, pois juntos estamos fazendo uma nova Canela a cada dia”, analisa o prefeito Constantino Orsolin.

OITO BAIRROS BENEFICIADOS

A obra inclui o asfaltamento das 45 vias, além da implantação de redes de drenagem pluvial urbana, sinalização de trânsito e construção de passeios públicos. Ao todo estão previstas 70.960,00m² de pavimentação e 26.610m² de novas calçadas, beneficiando oito bairros de Canela em diferentes regiões da cidade. Confira as ruas que serão pavimentadas:

* Vila Dante – Gaucholândia, Santa Rita, Santa Maria, Adolfo Augusto Richter, Olaria, Dos Farrapos (Trecho 1) e Dos Farrapos (Trecho 2);

* São José – 8 de Abril, Alfredo Garcia da Silva, Campo da Esperança, Bento Vieira de Sá, Eva Peron, Maria Seibt, José Foss, Amália Selbach, Teófilo Willrich, Clary Antônio Rigotto, Werner Jung, Turíbio da Silva, Parobé e Pedro Sander;

*Eugênio Ferreira/Palace Hotel – Do Cassino, Do Oratório, Paulo VI, Veneza, Suiça, Espanha, Otávio Machado, Basílio Travi, Severino Travi, Alzemiro Boeira dos Reis, Araci da Silveira Dias, João Simplício, Osvaldo Luis de Medeiros e Quilombo;

* Vila do Cedro/SESI – Gravataí, Edvino Otto Seibt, José Ademir Tegner, Beco do Bambuzinho, Do Banhado, Mário Lucena de Andrade, Érico Veríssimo e Beco das Amoreiras.;

* Santa Marta – Aristides de Brito;

* Santa Terezinha – Marçal José dos Santos.

 

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS EM BRASÍLIA

A conquista deste recurso para Canela só foi possível em virtude das articulações políticas realizadas pelo prefeito Constantino Orsolin e seus secretários municipais junto aos Ministérios e Gabinetes de Senadores e Deputados Federais em Brasília. Nas viagens à Capital Federal desde o início de 2017, os representantes do Poder Executivo de Canela realizaram um verdadeiro corpo a corpo junto a diversas lideranças políticas, protocolando projetos e buscando recursos para o município. “Estamos demonstrando lá em Brasília todo potencial turístico e econômico da nossa cidade e este esforço está sendo reconhecido. Canela é extremamente respeitada no cenário nacional e o desenvolvimento que está ocorrendo aqui já é considerado modelo no País”, revela o prefeito Constantino Orsolin.

O CRONOGRAMA DA CONQUISTA

– A seleção de Canela no Programa Avançar teve participação fundamental da equipe de Coordenadoria de Planejamento e Projetos da Secretaria de Governança, Planejamento e Gestão da Prefeitura, liderada pelo secretário Adjunto da pasta, Germano Junges.

– O início do processo de seleção e participação no programa foi em agosto de 2017, sendo que a carta consulta contendo o projeto de Canela foi cadastrada e homologada em novembro do ano passado.

– Ainda em novembro de 2017 ocorreu uma reunião entre uma comitiva do Poder Executivo de Canela com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que acabou intercedendo para que o município fosse contemplado já na primeira Pré-seleção do Programa Avançar.

– Em 5 de dezembro de 2017 a Caixa Econômica Federal comunicou a Prefeitura de Canela que o município estava pré-selecionado e apto para dar prosseguimento e encaminhamento nos projetos técnicos e documentos financeiros para obter o financiamento.

– Entre dezembro de 2017 e abril de 2018 ocorreram diversos contatos, reuniões e trocas de documentos entre a Administração Municipal de Canela, com a CEF e o Ministério das Cidades.

– No dia 23 de maio de 2018 ocorreu a primeira reunião em Brasília com a presidência da Caixa Econômica Federal durante a Marcha dos Prefeitos. E em 9 de julho deste ano representantes da Prefeitura de Canela tiveram outro encontro com a presidência do banco na Matriz da CEF na Capital Federal.

– Após a aprovação dos projetos e de toda a documentação enviada pelo município, a Caixa emitiu a Validação da Proposta em 16 de julho de 2018. Então, todo processo foi encaminhado para aprovação no Ministério das Cidades.

– A proposta de Canela então tramitou no Setor de Engenharia do Ministério das Cidades e na data de 3 de agosto deste ano foi aprovada e encaminhada ao Dep. Jurídico do Ministério das Cidades para formalização da autorização.

– Em 5 de setembro de 2018 o projeto de Canela foi encaminhado ao ministro Alexandre Baldy, que acabou assinando a Portaria de Seleção no dia 10 do mesmo mês.

– E na última terça-feira (11 de setembro) foi publicado no Diário Oficial da União, confirmando a conquista do financiamento. “As constantes idas à Brasília para cobrar o andamento dos processos e o conhecimento técnico da nossa equipe foram fundamentais”, avalia o secretário Adjunto de Governança, Planejamento e Gestão, Germano Junges.

PRÓXIMOS PASSOS

– Agora a proposta aprovada e selecionada será encaminhada pela Caixa Econômica Federal de Caxias do Sul para a Secretaria do Tesouro Nacional, que é responsável pela liberação do contrato de financiamento.

– Após a assinatura do contrato o município de Canela estará apto para dar início ao processo de licitação da obra.

– E formalizando o contrato a empresa vencedora do certame licitatório já poderá iniciar a execução da obra de pavimentação das 45 vias, sendo que a previsão é de que isso ocorra no 1º semestre de 2019.

Last modified: 13/09/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support