Comunidade e turistas prestigiaram o Desfile Cívico de 7 de Setembro no Centro de Canela

10/09/2018

O tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, realizado em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, reuniu milhares de pessoas entre moradores e turistas na tarde de sexta-feira (7), no Centro de Canela. Ao todo 56 entidades desfilaram na Avenida Felisberto Soares, passando também pela Praça João Corrêa e Avenida Osvaldo Aranha.

Adultos, idosos, jovens e crianças, representando escolas, entidades e clubes de serviço marcharam ao som das bandas marciais celebrando a pátria. Durante o desfile o prefeito Constantino Orsolin fez um comparativo do espírito de civismo com o atual momento que o país vive. “As vezes nos envergonha tudo o que estamos sofrendo e vendo no país, mas temos que ter força e celebrar essa data, pois se não fosse a Independência ainda seríamos somente uma colônia”, pontuou Orsolin.

BANDAS DERAM SHOW NO DESFILE

As bandas marciais adulto e infantil da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco – CIEP, já tradicionais no município, também participaram do ato. Estreando neste ano a Banda de Percussão do Centro Social Padre Franco, a Banda da Escola Estadual Pedro Oscar Selbach e a Banda de Percussão da Escola Municipal Rodolfo Schlieper fizeram belas apresentações e empolgaram o público presente.

As escolas municipais de ensino fundamental Cônego João Marchesi, Ernesto Dornelles, Barão do Rio Branco, Santa Terezinha, Bertholdo Opptiz, Dante Bertoluci, João Alfredo e Severino Travi são instituições que possuem bandas de percussão e marciais e que demostraram talento em diversos momentos do desfile. “Agradeço aos pais, alunos, professores e todas as entidades presentes. Vivenciamos uma bela demonstração de civismo e patriotismo. O futuro de Canela passou diante dos nossos olhos”, comentou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner.

No final, como forma de integração, aconteceu a apresentação de todas as bandas de percussão das Escolas Municipais, juntamente com a banda marcial da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco. Neste momento o prefeito Constantino Orsolin acompanhou o trajeto carregando a bandeira do Brasil. Já o secretário de Educação Gilberto Tegner levou a bandeira de Canela e o vereador Marcelo Savi, representando a Câmara de Vereadores, carregou a bandeira do Rio Grande do Sul. “Foi um exemplo de organização e disciplina. Canela está de parabéns”, finalizou o prefeito Constantino Orsolin.

Fotos: Eduardo Idalino

Last modified: 11/09/2018