Prefeitura Municipal de Canela

RGE instala lâmpadas de LED em duas escolas públicas de Canela

13/08/2018

Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e gerará economia de R$ 3,9 mil ao ano para os cofres públicos municipais

Duas escolas da rede municipal de ensino de Canela, receberam ações do Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE na semana passada. Foram instaladas 346 lâmpadas de LED nas escolas João Alfredo Correa Pinto e Santa Terezinha, ambas públicas, o que proporcionará uma economia de cerca de R$ 3,9 mil por ano aos cofres públicos municipais. Essas lâmpadas deverão reduzir, no mesmo período, cerca de 9,39 MWh de consumo de energia.

As lâmpadas de LED são mais econômicas que as incandescentes e fluorescentes e também demandam menos manutenção.
Desta forma, o valor economizado poderá ser direcionado para outras necessidades que o município entender necessárias. Essas lâmpadas substituídas, além de economia de energia se comparadas às soluções de iluminação tradicionais, requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa. Para completar, possuem a garantia de um desempenho de iluminação excelente e confiável devido a mais moderna tecnologia empregada.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, as lâmpadas de LED, além
de até 80% mais econômicas do que as antigas, duram cerca de três vezes mais. “As lâmpadas com tecnologia LED tem uma vida longa de pelo menos 20 mil horas e exigem menos manutenção. Além disso, são mais eficientes na iluminação e permitirão a alunos, professores e funcionários das escolas João Alfredo Correa Pinto e Santa Terezinha uma maior qualidade neste sentido”, destaca Deters.

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE atende órgãos, instituições e clientes de toda a área
de concessão. Municípios como Glorinha, Cachoeirinha, Rolante e Três Coroas também estão recebendo ações semelhantes. No primeiro semestre deste ano, prédios públicos de Taquara, também no Vale do Paranhana, tiveram lâmpadas de LED instaladas. Na mesma linha, a sede do 12º Batalhão da Polícia Militar, em Caxias do Sul, e hospitais, como o de São Francisco de Paula, Santa Rosa e Ibirubá, também receberam trocas de lâmpadas. A estimativa é de que cerca de 43% do consumo de energia com iluminação sejam reduzidos nestes prédios.

 

Last modified: 13/08/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support