Famílias investem em aviários no interior

07/08/2018

Fotos: Eduardo Idalino e Tais Berti

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura auxiliou na terraplanagem para instalação do segundo aviário de José Carlos Jardim de Oliveira e Janice Bado Benetti de Oliveira, na localidade do Chapadão.

O Secretário de Obras, Luiz Cláudio da Silva e o extensionista da Emater/RS-Ascar, Pedro João de Deus acompanharam no dia 2 de agosto a entrega dos primeiros 30 mil pintos aos produtores.

O aviário é controlado automaticamente, 24 horas por dia. Luminosidade, temperatura, umidade, quantidade de ração e água. A implantação do modelo é vista como uma opção para melhorar a eficiência da criação pelo casal que é um dos pioneiros a investir em aviários. O primeiro da família foi implantado em 2009.

“Transformar um pintinho num frango com mais de três quilos em aproximadamente 45 dias é um desafio que os produtores estão vencendo com uso de muita tecnologia” comentou o Secretário Luiz Cláudio.

O Prefeito Constantino Orsolin esteve na segunda-feira (6), visitando os produtores e destacou a importância da rede trifásica para a localidade. “Com a instalação da rede, além do aviário uma serraria também está funcionando no interior” completou.

Investimento em aviários

A Administração Municipal de Canelavem desde o ano de 2009, através do Departamento de Agricultura, desenvolve programas de incentivo aos agricultores em diversas áreas.

Destaque para o incentivo a aviários, onde no municípios estão instalados e em pleno funcionamento oito, três no Chapadão, dois na Canastra, dois no Rancho Grande e um na Linha São Paulo.

Na opinião do Prefeito, todo apoio que a Prefeitura puder oferecer ao homem do campo será oferecido, isso para que esteja cada vez mais fortalecido. Constantino enfatizou que com o setor rural forte, a cidade só tem a ganhar, já que é um dos pilares da economia do município, do Estado e do País.

Last modified: 07/08/2018