Prefeitura Municipal de Canela

Assistência promove palestra com psicólogo e doutor em grupos na rede pública Nédio Seminotti

06/08/2018

Foto: Eduardo Idalino

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação promoveu na manha de hoje (6), uma palestra ministrado por Nedio Antônio Seminotti, que tem mais de trinta anos de experiência na facilitação de grupos e como pesquisador no âmbito das intervenções em pequenos grupos.

No encontro, o professor Nédio explicou sobre a ferramenta PluriVox, criada pelo palestrante para avaliar a participação das pessoas em seus grupos.

PluriVox é um questionário de 10 questões organizadas por Seminotti e que deve ser executado em atendimentos coletivos. O grupo é separado em avaliadores e facilitadores. O objetivo é simples, observadores devem responder o relatório levando em conta o trabalho e as habilidades dos facilitadores. Essa avaliação é levada para seminários e discussões, o que ajuda a integrar o grupo e facilitar o relacionamento dos integrantes.

O questionário não tem certo e errado. O objetivo da ferramenta é alternar os participantes em observadores e avaliadores, fazendo com que todos do grupo sejam avaliados e possam desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as já conquistadas. Para o criador, o evento é uma oportunidade de troca. “Aqui podemos validar e aprimorar o protocolo, ver se ele é útil e exequível. Antes tínhamos 30 questões e percebemos que ele não funcionaria. Agora, com 10 questões, podemos sintetizar habilidades básicas para que o grupo se torne método na área da saúde e consiga encontrar soluções para seus problemas”, comentou.

Participaram do encontro profissionais das secretarias de assistência e saúde.

 

Last modified: 06/08/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support