Assistência promove palestra com psicólogo e doutor em grupos na rede pública Nédio Seminotti

06/08/2018

Foto: Eduardo Idalino

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação promoveu na manha de hoje (6), uma palestra ministrado por Nedio Antônio Seminotti, que tem mais de trinta anos de experiência na facilitação de grupos e como pesquisador no âmbito das intervenções em pequenos grupos.

No encontro, o professor Nédio explicou sobre a ferramenta PluriVox, criada pelo palestrante para avaliar a participação das pessoas em seus grupos.

PluriVox é um questionário de 10 questões organizadas por Seminotti e que deve ser executado em atendimentos coletivos. O grupo é separado em avaliadores e facilitadores. O objetivo é simples, observadores devem responder o relatório levando em conta o trabalho e as habilidades dos facilitadores. Essa avaliação é levada para seminários e discussões, o que ajuda a integrar o grupo e facilitar o relacionamento dos integrantes.

O questionário não tem certo e errado. O objetivo da ferramenta é alternar os participantes em observadores e avaliadores, fazendo com que todos do grupo sejam avaliados e possam desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as já conquistadas. Para o criador, o evento é uma oportunidade de troca. “Aqui podemos validar e aprimorar o protocolo, ver se ele é útil e exequível. Antes tínhamos 30 questões e percebemos que ele não funcionaria. Agora, com 10 questões, podemos sintetizar habilidades básicas para que o grupo se torne método na área da saúde e consiga encontrar soluções para seus problemas”, comentou.

Participaram do encontro profissionais das secretarias de assistência e saúde.

Last modified: 06/08/2018