Sucesso de público e de vendas na Festa Colonial de Canela

30/07/2018

Fotos: Rita Souza

A Festa Colonial de Canela encerrou ontem, 29, com sucesso de público alcançando 100 mil visitantes aproximadamente, já que não se cobrava ingresso. A estimativa é da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, uma das organizadoras do evento.

Os visitantes puderam conferir nos dezessete dias de Festa Colonial uma farta gastronomia com dois restaurantes além das tendas que vendiam desde a cachaça produzida no município até os salames e queijos. Pessoas de vários estados visitaram a festa e se encantaram com a variedade gastronômica e a programação cultural. O paladar foi aguçado pela curiosidade da fila que se formou diante a tenda de pães e cucas e pelos comentários de outros que saboreavam as iguarias. A festa foi marcada por um clima bastante a típico.

A organização ainda contabiliza os resultados, mas garante que os espaços de comercialização das famílias rurais movimentaram a economia e o turismo da cidade.

O Secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, destaca que o evento encerra e ele tem o sentimento de dever cumprido. “A 25ª edição foi simplesmente emocionante, surpreendente e um sucesso total de: público, vendas, organização dos agricultores, programação cultural, que pelo segundo ano consecutivo foi organizada com artistas locais e festival de intérpretes. Nosso agradecimento especial a todos os envolvidos”.

Vanderlei Luiz de Abreu, da Tenda da Família, da linha Chapadão, destacou que a movimentação deste ano foi muito superior à do ano anterior, mas o que mais se notou foi a quantidade de turistas que prestigiaram o evento. “No nosso estande teve muitas pessoas de outros estados, que degustavam e voltavam para adquirir o nosso bolinho de batata e pedir nossa receita por não conhecer essa iguaria” completou.

A matriarca de família Abreu, Laide de Abreu, comemora o sucesso da Tenda do Bolinho de Batata. “A grande movimentação deste ano, nos incentiva a no próximo ano fazer melhor ainda”.

Erica, representante da família Livi, da localidade do Rancho Grande, destaca que além do turista, a festa proporciona a grande participação de canelenses. “Nosso carro chefe foi o bolinho de batata recheado de presunto e queijo, que foi lançado no ano passado, e nesta edição foi maior ainda” ponderou.

André Faes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e um dos organizadores da festa. André também esteve na festa com a Família Faes da localidade do Morro Calçado, que há mais de 20 anos atua no evento. “Praticamente todos os expositores rurais se preparam o ano todo para o evento que é uma fonte de renda revertida em melhorias e ampliações de suas propriedades. Os 17 dias de evento dá trabalho, mas os recursos que são conquistados são a recompensa do esforço” falou.

Flávio Chaulet da Linha São João esteve no evento com sua agroindústria familiar de embutidos, onde trabalham a esposa Fátima, filhos, netos e sobrinhos. “Atuamos na agroindústria para manter a família no interior e nos preparamos para festa que é a garantia de revertermos em melhorias para o nosso negócio”.

A Festa Colonial foi uma promoção da Prefeitura, através das Secretarias da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Obras, Serviços Urbanos e Agricultura e Turismo e Cultura; Emater; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e apoio da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Canela – AMPEC e Vinícola Granja da Telha.

Feira de Inverno

A Feira de Inverno no Centro de Feiras, pode ser conferida até 5 de agosto. No local, produtos do setor moveleiro, artesanato e decoração, roupas e acessórios, chocolates caseiros e stands de diversos outros setores, como biscoitos e livros. O evento acontece das 11h às 21h, com estacionamento gratuito.

Last modified: 30/07/2018