Últimos dias para conferir os sabores da colônia de Canela

25/07/2018

Fotos: Eduardo Idalino e Rita Souza

A Festa Colonial de Canela chega em seus últimos dias. Até domingo (29), o público ainda pode conferir o aroma e o sabor dos pães e cucas assados na hora, infinitos doces, geleias e chimias feitas de frutas, bolinhos de batata, quentão, caipiras e alimentação oferecidos nos dois restaurantes.

O melhor da culinária e da gastronomia rural pode ser conferida diariamente na 25ª Festa Colonial de Canela, aberta diariamente, das 10h às 22h, no Espaço Canela Rural, ao lado do Centro de Feiras. O evento valoriza a cultura das comunidades do interior, mostrando o trabalho realizado no meio rural e integrando os agricultores ao turismo.

A Festa Colonial é uma promoção da Prefeitura, através das Secretarias da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Obras, Serviços Urbanos e Agricultura e Turismo e Cultura; Emater; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e apoio da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Canela – AMPEC e Vinícola Granja da Telha.

Restaurante Casa das Massas

A família Macedo de Oliveira da localidade de Bugres participa da Festa Colonial há cinco anos e projeta que esta 25ª edição será a melhor de todas. Patrícia Macedo de Oliveira relata que a quatro anos a família investe em uma agroindústria que produz massas diferenciadas e está a disposição no restaurante localizado no interior do Centro de Feiras.

Além das massas artesanais, comunidade e visitante pode conferir a sopa no pão, com caldos de moranga, ervilha e milho. Os valores são R$ 15,90 (porção de massas com molho a escolher de bolonhesa, branco e pesto e sopa no pão, R$ 18,00).

“Ao meio dia o público consome mais massas e a noite, é a sopa a mais pedida pelo público” fala Patrícia que conta com o apoio da mãe Teresa e do pai Alziro, além das primas Tais e Aline Macedo Moraes e os colaboradores Maria de Lourdes Palkewich e Giovani Port.

Os recursos conquistados durante a festa é para se investir na agroindústria que já consegue fornecer seus produtos para a merenda escolar da rede municipal e estadual, além de uma clientela já formada ao longo dos anos.

A família também participa da Expointer, em setembro em Esteio e do Sonho de Natal, em dezembro, em Canela.

Tábua de frios é sucesso

Alessandra e Vanderlei Kaefer estão na festa com a Queijaria Alvorada Missioneira, da agroindústria familiar localizada no São João. No espaço, vendem queijos e oferecem tábua de frios que caiu no gosto do público e se tornou o carro chefe do estande.

“No início oferecíamos aqui dentro do estande, daí num dia de calor um casal pediu para degustar fora do nosso espaço, outras pessoas viram e vendemos muito” relata Vanderlei.

A tábua de frios completa (cinco pessoas) custa R$ 38,00 e meia tábua (três pessoas) R$ 25,00.

Final do Festival de Intérpretes

Dentro da programação cultural da 25ª Festa Colonial de Canela, acontece o 1º Festival de Intérpretes, que tem a grande final na sexta-feira (27), valorizando artistas de Canela, Gramado, Capão da Canoa, Igrejinha, Farroupilha e Campo Bom.

O festival é dividido em três categorias, kids, sertanejo e tradicionalista e acontece a partir das 19h, no Espaço Canela Rural.

Feira de Inverno segue até 5 de agosto

Ao lado do Espaço Canela Rural, no Centro de Feiras, acontece a Feira de Inverno, promovida pela AMPEC. O público pode conferir os produtos do setor moveleiro, artesanato e decoração, roupas e acessórios, chocolates caseiros e stands de diversos outros setores, como biscoitos e livros. A Feira de Inverno segue até 5 de agosto, das 11h às 21h, no Centro de Feiras.

PROGRAMAÇÃO FESTA COLONIAL

Sexta 27/07