Festa Colonial: produtores rurais se prepararam para o segundo final de semana de evento

18/07/2018

Fotos: Eduardo Idalino e Rita Souza

O segundo final de semana da 25ª Festa Colonial vem cheio de expectativas. É tempo de aumentar a produção para garantir que cada visitante do evento possa degustar de todos os sabores da colônia: pães e cucas assados na hora, bolinhos de batata e aipim, geleias e conservas de diferentes tipos de frutas.

No primeiro final de semana, de 13 a 15 de julho, foram comercializadas 2.400 refeições, seis mil pães e cucas, 2.800 pasteis, 810 litros de suco de uva, 910 litros de vinho colonial transformados em quentão ou em copo, 800 porções de bolinhos de batata, 100 litros de cachaça e 120 de graspa transformados em caipira, 300 vidros de geleias, entre outros.

A expectativa, segundo os organizadores, é que 100 mil pessoas passem pelo espaço Canela Rural até o final do evento, que segue até o dia 29 de julho. O melhor da culinária e da gastronomia rural pode ser conferida diariamente na Festa Colonial de Canela, que está aberta diariamente, das 10h às 22h. O evento valoriza a cultura das comunidades do interior, mostrando o trabalho realizado no meio rural e integrando os agricultores ao turismo.

A Festa Colonial é promovida pela Prefeitura de Canela, através das Secretarias da Fazenda e Desenvolvimento Econômico; Obras, Serviços Urbanos e Agricultura e Turismo e Cultura; Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, AMPEC e Vinícola Granja na Telha.

Satisfação de estar presente deste a primeira Festa Colonial

Vicentina Lídio, orgulho de contar que está presente no evento desde sua primeira edição. Neste ano, ela comenda ao lado do filho Wanderlei, o Restaurante da Família Lídio, que oferece uma refeição típica e com sabor colonial. A família também tem na festa, o espaço das agroindústrias Morro Calçado, de conservas e compotas e a Flor de Canela, de mel, estas de responsabilidade de Beatriz, esposa de Wanderlei.

Estamos trabalhando para a nossa terceira agroindústria, esta de sucos” relata Wanderlei que também é um dos fundadores da Associação de Micro e Pequenos Empresários de Canela.

O trabalho dos produtores também está semanalmente no centro, no mesmo local, durante a Feira de Produtos Ecológicos, que acontece todos os sábados, das 9h às 12h.

Baile da Terceira Idade

A Festa Colonial vai ser palco do tradicional baile realizada pelo Centro de Convivência dos Idosos, que integra a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela. Na sexta-feira (20), o grupo da terceira idade participa da bailanta animada pelo grupo Ilhapa Gaúcha.

Festival de Intérpretes

Uma das novidades da Festa Colonial deste ano será a realização do 1º Festival de Intérpretes que contará com três categorias: Kids – 7 a 13 anos, Sertanejo – a partir de 14 anos e Música Tradicionalista – a partir de 14 anos. O festival tem as eliminatórias na terça-feira (24) às 19h e a grande final, dia 27, também às 19h, no palco do Espaço Canela Rural.

Feira de Inverno

O público da Festa Colonial conta com mais uma atração. Ao lado do Espaço Canela Rural, no Centro de Feiras, acontece a Feira de Inverno, promovida pela AMPEC. O público pode conferir os produtos do setor moveleiro, artesanato e decoração, roupas e acessórios, chocolates caseiros e stands de diversos outros setores, como biscoitos e livros. A Feira de Inverno segue até 5 de agosto, das 11h às 21h, no Centro de Feiras.

PROGRAMAÇÃO FESTA COLONIAL

Quarta 18/07