Festas Julinas movimentam escolas no final de semana

09/07/2018

Fotos: Théo Reis e Eduardo Idalino

Nos meses de junho e julho, são comemoradas tradicionalmente as festas juninas e ‘julinas’ em todo o Brasil. Nas escolas da rede municipal de Canela não é diferente. As instituições se planejaram e preparam, as festas que em sua maioria aconteceram no final de semana.

Quitutes típicos como pipoca, amendoim, cachorro quente e, é claro, as famosas quadrilhas e escolhas dos casais caipirinhas, aonde os alunos são as estrelas principais.

O prefeito Constantino Orsolin e o Secretário de Educação Gilberto Tegner acompanharam as comemorações e destacaram o empenho das comunidades escolar.

BERTHOLDO OPPITZ

Localizada no bairro São Lucas, a instituição é comandada pela diretora Fernanda Medeiros Dias. Nas comemorações teve casamento caipira e quadrilha, onde os eleitos foram: 1º casal Brenda Yasmin Guimarães e Vinícius Dinardi da Silva, 2° casal Ana Júlia Macedo Carvalho e Felipe Postal Mineira.

SANTA TEREZINHA

Na escola aconteceu apresentações de danças típicas das turmas de pré ao 5º ano e o tradicional casal caipira foi feita por turma. A diretora é Caroline Wasen Cardoso.

EMEI SERAFINA SEIBT

Brincadeiras típicas e escolha de dois casais caipiras: 1º casal, Lucas Gabriel Gross dos Santos e Sophia Ferreira Lencina e o 2º casal foi Arthur Tegner Quadros e Isabelle dos Santos Prado. A instituição está localizada no bairro São José e a diretora é Giovana Bonatto.

BARÃO DO RIO BRANCO

A comunidade escolar prestigiou a Festa Julina que teve como casal caipira Miguel da Silva Ferreira e Nicole Ferreira dos Reis. A escola fica no bairro Saiqui e a diretora é Cristina de Oliveira Lodéa.

JOÃO ALFREDO

Na escola do bairro Aracy Corrêa (Sesi), a diretora Viviane da Silva com os alunos professores e funcionários se divertiram durante toda a tarde de sábado (7). O casal caipira é Isadora de Azevedo dos Santos e Juan de Oliveira da Silva.

AECF

A Associação Educacional Cidade das Flores promoveu a “Festa Julina da Integração” com a união das seis escolas da entidade. A confraternização aconteceu no Ginásio da Ingool e reuniu as EEI Jardim das Hortênsias I, EEI Jardim das Hortênsias II, EEI Evaldo Port, EEI Ingo Lied, EEI Alzemiro Boeira e EEI Ari Dalanholi.

EMEI ÍTALA REIS

A festividade aconteceu no Salão da CEEE. E o casal caipira foi Eduardo Berti Casali e Isabela Morais Gallas. A direção da escola está a cargo de Silvana Cardoso.

ERNESTO DORNELLES

ZEFERINO JOSÉ LOPES