Prefeitura Municipal de Canela

Projeto Expedição Araucárias leva estudantes para trilha na Tubiana

25/06/2018

A Prefeitura de Canela, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Esporte e Lazer e Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, segue desenvolvendo o Projeto Expedição Araucárias com alunos da Rede de Ensino de Canela. A atividade proporciona aos estudantes conhecerem um grupamento de Araucárias centenárias sobreviventes ao ciclo madeireiro que deu início ao processo de desenvolvimento da cidade.

Na última quarta-feira – 20 de junho, último dia do Outono, um grupo composto por alunos que integram o Governo Mirim de Canela, acompanhado pelo professor André Toledo e pelo engenheiro agrônomo da Prefeitura, Amilcar de Moura, percorreu uma antiga trilha de mulas na localidade Tubiana, divisa entre Canela e São Francisco de Paula, com o intuito de observar a natureza e perceber os diferentes momentos do ecossistema local através da interpretação da paisagem.

Na oportunidade, os estudantes realizaram diversos registros fotográficos que resultarão em uma exposição sobre ‘Interpretação Ambiental’. O engenheiro agrônomo Amilcar de Moura ressalta que a educação ambiental nas escolas possui efeito direto na formação do jovem cidadão. “Os jovens visitaram paisagens únicas e primitivas, com potencial para o turismo de natureza e aventura. Por meio das fotos, poderão observar as mudanças na flora e na fauna ao longo das estações do ano”, explica Amilcar. O projeto também contempla o monitoramento do ecossistema através da instalação de armadilhas (máquinas) fotográficas que foram adquiridas com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, com aval do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

EMPRESA PARCEIRA

A Hidromineradora Passo do Louro Ltda. (Água Hortênsias) é parceira da Prefeitura de Canela no projeto e abraçou a causa em seu programa de Educação Ambiental doando 50 mochilas adequadas para os alunos levarem lanche e água no percurso da trilha. Além disso, também doou 50 perneiras para proteção de possíveis picadas de cobras visando a segurança dos participantes e evitando conflitos com a fauna local. Os equipamentos também estão disponíveis para outros projetos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Fotos: Divulgação

Last modified: 25/06/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support