Consulta Popular acontece de 26 a 28 de junho

21/06/2018

A Consulta Popular é uma votação anual do governo gaúcho, onde os eleitores podem eleger quais obras, projetos ou demandas serão contemplados com o investimento de recursos do Estado.

Neste ano, a Consulta Popular ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho na plataforma online www.consultapopular.rs.gov.bre presencial, através do aplicativo disponibilizado pelos Coredes e Comudes, nos dias 26 e 27. Além disso, ainda é possível votar Via SMS, para o número 27902, com a mensagem RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa.

Para participar, os eleitores deverão ter domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, podendo escolher apenas um dos Programas ou ações que estarão na célula de votação. Os eleitores podem votar por meio do número do título de eleitor, através do site da Consulta Popular, presencialmente nas urnas que estarão disponíveis.

O Governo do Estado definiu a liberação de R$ 80 milhões para os projetos da Consulta Popular 2018, distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, de acordo com critérios técnicos, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Para o Corede Hortênsias está definido o valor de R$ 1.855.029,15.

Como votar

Na votação on-line e nos pontos de votação, é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha em mãos, o ambiente de votação na Internet permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja como votar:
* on-line, pelo site da Consulta Popular,

* presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes do Corede e dos Comudes

* via SMS, para o número 27902, com a mensagem: RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços), de 1 a 6. Exemplo: RSVOTO#99999999#4

Votação de Demandas – Hortênsias

Escolha apenas uma das opções

1 – SEDUC – Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a

aprendizagem

2 – SES – Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para

estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS

3 – SDR – Fortalecimento dos Sistemas Locais e Regionais de

Abastecimento