Canela recebe selo de qualidade do turismo

12/06/2018

Distinção permite município ter prioridade na tramitação de seus projetos

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Como incentivo ao turismo do Rio Grande do Sul, a primeira rodada itinerante do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), do Ministério do Turismo, foi lançada ontem (11), no Palácio Piratini em Porto Alegre.

Na ocasião, o Prefeito de Canela Constantino Orsolin, recebeu das mãos do Governador José Ivo Sartori e do Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o selo Brasil + Turismo, que garante prioridade de tramitação no programa. A proposta em torno R$ 35 milhões prevê a qualificação de estradas turísticas e atrações da cidade e do entorno.

Orsolin destaca que Canela foi o primeiro município do Brasil a receber a certificação e isso é o resultado do trabalho realizado pela Secretaria de Turismo e a Coordenadoria de Planejamento e Projetos. “A cada viagem a Brasília vamos ao Ministério do Turismo e apresentamos um projeto do município, estamos atentos a cada programa online, sempre nos habilitando e esse selo comprova o nosso esforço em incrementar o que é a nossa principal fonte de renda”.

PROJETOS

Fazem parte dos projetos cadastrados a pavimentação da Rota Panorâmica (parte de Canela), em torno de 11.580.000,00; asfaltamento nos Morros Queimado, Pedado e Dedão, R$ 9.000.000,00; pavimentação Caracol/Ferradura, R$ 6.900.000,00 e ruas centrais, R$ 6.630.000,00.

“Agora vamos trabalhar na construção dos projetos executivos e em breve buscar esses recursos que foram selecionados, mas precisam ter os valores empenhados no orçamento da união e ou/com financiamento com bancos de desenvolvimento” explica o chefe do executivo.

PRODETUR + TURISMO

O Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo, instituído pelo Ministério do Turismo, pela portaria nº 74, de abril de 2018, para oferecer recursos para o fomento de destinos turísticos brasileiros. O Prodetur Itinerante foi criado com a intenção de ser um canal direto entre contratante (cliente privado ou público) e o contratado (bancos de desenvolvimento), com apoio técnico e orientação do Sebrae.

As propostas para obtenção de financiamento devem contemplar primeiramente projetos na área d infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público, privadas. Nesta primeira fase, estão disponíveis R$ 5 bilhões para financiamento com condições como prazo de até 20 anos de quitação.

AUTORIDADES DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA

Para o governador José Ivo Sarotri, promover o turismo é fortalecer um setor que contribui com a economia em diferentes esferas que permite avançar o desenvolvimento. “O turismo gera emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Esse projeto incentiva melhorias na infraestrutura e no atendimento ao turismo”, disse.

Conforme o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em 2017, um em cada cinco postos de trabalho criados são gerados pelo segmento do turismo. “As pessoas e o consumo mudou, elas querem viajar. O Brasil é um país que ainda é jovem e se propõe a ser moderno, mas ainda é muito conservador e tem dificuldade de mudança”, disse.

Last modified: 12/06/2018